segunda-feira, 4 de março de 2013

O que você está construindo para Deus?



“Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.” (Ageu 1,6)

  •  Construindo na adversidade.



O povo de Israel tinha a ordenança de reconstruir o Templo do Senhor. No entanto estavam mais preocupados na reconstrução de suas próprias casas. Temos a triste postura de pensar que Deus pode esperar, mas o povo viu que o princípio de colocar os Planos de Deus encabeçando sua lista de prioridades era essencial. A profecia ou o aviso do Senhor falado pelo profeta Ageu causou um grande impacto ao governador, ao sacerdote e ao povo. E isso trouxe à consciência a necessidade da construir algo para Deus. Se você tem semeado muito e colhido pouco, se tem comido, mas não tem se fartado e o seu salário tem sido colocado num saco furado, está na hora de verificar onde, em sua lista de prioridades, está a reconstrução do Templo do Senhor

  • Construindo por amor.




Na contramão das atitudes do povo de Israel relatadas no livro do profeta Ageu, vemos a mulher de Sunem (2Reis 4,8-36). Essa mulher recebeu o profeta Eliseu por várias vezes e construiu um quartinho para ele. Vale lembrar também, que ela não somente construiu o quarto, como também mobiliou (v.10). O Templo do Senhor também tinha sua “mobília” própria.
O profeta Eliseu procurou uma maneira de abençoar a mulher Sunamita. Quando você edifica um altar para Deus é impossível Ele não te abençoar.
A mulher de Sunem recebeu de Deus um filho. E depois de um determinado tempo esse menino morreu. Mesmo diante da situação mais desesperadora para uma mãe a posição dessa mulher era “tudo vai bem” (v.23). Quando Deus está “instalado”, “hospedado” em você não há situação sem esperança. Tudo vai bem!
A movimentação da Presença de Deus dentro do quartinho trouxe o seu filho de volta à vida (vv 35,36).

  • Templos de Paredes?


“Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: (At 7:48)”
É isso meus irmãos. O Senhor nosso Deus não habita em templos feitos por mãos de homens. Ele habita no templo feito por Suas Próprias Mãos. Nós somos o Templo de Deus (Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1Co 3:16). O que você tem construído para Deus? Como está o Templo do Senhor? Esse templo está limpo e arrumado? Está devidamente mobiliado? A movimentação, e a presença de Deus pode ser sentida nele?


Que a Graça do Grande Eu sou esteja com todos, em Nome de Jesus.

colaborou
Pr. José Roberto
Comunidade Evangélica Ministério Íntimos do Pai – Regional Recanto das Emas, DF. Teólogo formado na Faculdade Evangélica de Brasília.

3 comentários:

  1. 1. quem semeá e não colhe, porque?
    2. come e bebe e não se sacia,porque?
    3. vestir e não se aquece, porque?
    4. recebe salario em um saco furado,porque?
    . esta trabalhando de qualquer forma para o senhor?
    . não é zeloso no que faz?
    . quem de sã consciência receberia um salario de um mês todo em um saco furado? infiel ao senhor? não esta honrando o senhor como deveria? inconstante na obra e na fidelidade? gostaria de compreender mais sobre esse texto riquíssimo, porem não é de fácil compreensão? traz luz para os meus olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente quero dar as boas vindas a este homem de Deus neste espaço destinado a exaltar o Santo Nome do Senhor.
      Bom, dentro de um estudo mais sistemático do Livro do profeta Ageu vemos que o povo não deu muita importância à reconstrução do Templo do Senhor. 16 anos se passaram e o povo estava mais preocupado em reconstruir suas casas. Diante disso, grande parte de suas interrogativas são respondidas de forma simples: Existia (e ainda existe) um princípio no Antigo Testamento que é evidenciado de forma mais explicita no Evangelho de Mateus “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33, e o povo não estava vivendo esse princípio.
      A forma de Deus para mostrar ao povo que suas prioridades estavam erradas era essa. Eles plantavam muito e colhiam pouco, não prosperavam pois recebiam salários em sacos furados. Não tiveram zelo em sua parte na Aliança com Deus, acharam que poderiam protelar com a vontade de Deus.
      E quando o povo toma consciência da situação O Senhor faz uma grande promessa: Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:8-9
      Vamos viver com intensidade e obediência nossa parte do acordo, da Aliança, pois Deus é Fiel e Justo: Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. Deuteronômio 7:9
      Que a Graça do Cordeiro Santo esteja contigo.

      Excluir
    2. Gloria Deus muito bom sua resposta, esclareceu muito os ponto obscuros do versículo.

      Excluir

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...