Partindo
das afirmativas de que a aliança abraâmica é base da aliança palestina, da
davídica e da nova aliança. Que é uma aliança literal, eterna e que aponta para
Israel. E que, ainda, nos mostra que haverá para sempre:
·
Um povo
·
Uma terra
·
Um trono
·
Um Rei
·
Uma restauração
com perdão e purificação de todo pecado
A
presente era é caracterizada, então, com um adiamento do cumprimento dessas
promessas ao povo judeu, para salvação de qualquer pessoa, independente de
nacionalidade, que creia na obra expiatória do Filho de Deus.
Assim,
a presente era se inicia com a rejeição do Messias por Israel e termina com sua
devida aceitação. Inicia quando Israel comete a blasfêmia contra o Santo
Espírito, atribuindo os feitos de Cristo a Belzebu (Mt 12). E termina quando,
enfim, Israel se volta em aceitação ao seu prometido Messias, no período
tribulacional.
A
presente era é o tempo da igreja. O tempo em que os ramos do zambujeiro são
enxertados na oliveira (Rm 11). O tempo da igreja e suas características são
descritos em dois lugares: Mt 13 e Ap 2 e 3:
- · Mt 13
Em
Mt 13, Cristo fala por parábolas, ocultando a interpretação dos líderes
judaicos e dando esse conhecer tão somente aos discípulos (13.11). O seus não o
recebe. Isso se dá pela blasfêmia. Abrindo então o tempo da igreja, que é o conhecimento
dos mistérios do Reino dos céus.
O
versículo chave para entendimento é o 52:
"Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas"
As
coisas novas são aquelas que surgiram pela não aceitação momentânea do Messias.
Enquanto que as velhas são as que já haviam sido anunciadas no Velho
Testamento.
As COISAS NOVAS
1. A semente e os solos: A proclamação do reino. Há solos diferentes,
mas uma única semente. O mundo, a carne e o diabo se opõem à germinação e
frutificação da semente. Cada vez mais, haverá uma colheita menor, que inicia
com 100 e termina com 30. O mistério do semeador compara-se ao mistério da
divindade de 1 Timóteo 3.16.
2. O trigo e o joio: Falsa imitação do reino. A verdadeira
semeadura sempre será acompanhada com uma falsa semeadura. Ambas crescerão. O
trigo (igreja) será removido (arrebatada) para o celeiro (céu). O joio (Israel)
será juntado (na terra) para depois ser queimado (julgamento). A falsidade do joio e o crescimento da
mostarda comparam-se ao mistério da injustiça de 2 Tessalonicenses 2.7.
3. O grão de mostarda: Expansão visível do reino. O que começou com
um punhado de propagadores, alcançou enormes proporções. Esse grão era
comumente lembrado pelos judeus para classificar algo pequeno, mas que crescia
muito. De fato, o grão de mostarda pode chegar a seis metros de altura em
apenas um ano.
4. O fermento: Corrupção traiçoeira do reino. O grande
crescimento se dará por algo que foi introduzido no interior do Reino. Sobre
fermento, a Bíblia quase sempre apresenta situações negativas (Êx 12.15; Lv 2.11;
Mt 16.6; Mc 8.15; 1 Co 5.6,8; Gl 5.9). Compara-se
ao mistério da Babilônia de Apocalipse 17.1-7
As COISAS VELHAS
5. O tesouro escondido: A nação israelita. Onde Jesus Cristo é o
comprador, o tesouro (salvação) está oculto num campo (Israel) e sua posse
ainda não aconteceu (se dará no Milênio). Embora deixado de lado na presente
era, fato é que o Senhor não esqueceu da aliança com seu povo de Israel. Compara-se
ao mistério da cegueira de Israel de Romanos 11.25
6. A pérola: o tesouro que será removido. Cristo é o
negociante que compra a pérola. A igreja, semelhante à pérola, será formada por
acumulação gradual. Para que seja usada como adorno, a pérola deve ser removida
de onde foi formada. Assim ocorrerá com a igreja. Compara-se ao mistério
aplicável à igreja mencionado em Efésios 3.3-9; Colossenses 1.26,27; Romanos
16.25.
7. A rede: O julgamento das nações no final da
tribulação. Enquanto que o julgamento do joio aponta para Israel, este aponta
para as nações, pois a rede foi lançada para o mar.
- · Ap 2 e 3
Aqui
João descreve a presente era. Desde os primórdios da igreja até sua consumação.
Há promessa de livramento da terrível tribulação para a igreja santa e
julgamento da igreja apóstata, que será vomitada.
1. Éfeso significa "amada" ou talvez "desejada".
2. Esmirna significa "mirra" ou
"amargura".
3. Pérgamo significa "torre alta" ou
"completamente casada".
4. Tiatira significa "sacrifício contínuo".
5. Sardes significa "aqueles que escapam".
6. Filadélfia significa "amor fraterno".
7. Laodicéia significa "o povo reinando ou ensinando"
ou "o julgamento do povo"
Embora
haja uma clara evolução nas sete igrejas, que mostra desde sua criação ao seu
julgamento, não achamos apropriado datar seus momentos. Aquilo que é descrito
na primeira igreja, ou na última, se aplica para toda presente era. É a
descrição da igreja feita pelo Senhor. Mostra que Cristo bem conhece sua
igreja, está presente. Menciona suas qualidades e exorta suas falhas.
Éfeso
fala do primeiro amor, das primeiras obras. É o início, de fato. Laodicéia fala
da negação dos princípios, da apostasia. De fato, Laodicéia descreve a igreja apóstata do fim da presente era.
O
fim da presente era gira em torno de negações. Se a presente era começa com um
grupo aceitando o Cristo de Deus e seus ensinamentos, o fim da presente era é
acompanhada com um conjunto de negações. Veja:
·
negação de Deus
(Lc 17.26; 2 Tm 3.4,5),
·
negação de Cristo
(1 Jo 2.18; l Jo 4.3; 2 Pe 2.6),
·
negação do
retorno de Cristo (2 Pe 3.3,4),
·
negação da fé (l
Tm 4.1,2; Jd 3),
·
negação da sã
doutrina (2Tm 3.1-7),
·
negação da vida
separada (2 Tm 3.1-7),
·
negação da
liberdade cristã (l Tm 4.3,4);
·
negação da moral
(2 Tm 3.1-8,13; Jd 18),
·
negação da
autoridade (2 Tm 3.4)
Resta à igreja do Senhor meditar nos trechos bíblicos que descrevem com riqueza de detalhes nossa presente era. Lembro-me, certa vez, que por um tempo fiquei bastante ofendido com algumas situações ministeriais. Pensei em sair. O que me segurou foi a exortação da parábola do semeador (Mt 13) que diz que a semente se ofende e morre por não ter raiz. Se eu saísse, a culpa era porque a semente não tinha raiz. Isso me segurou. Oro ao Senhor, para que seu Santo Espírito prepare o solo de nossos corações para receber a preciosa semente do conhecimento dos mistérios do Reino dos céus. Amém!
Pr Erisvaldo Pinheiro Lima
Estudo ministrado na Igreja Santuário do Altíssimo
Maio de 2019
Fonte bibliográfica:
PENTECOST, J. Dwight, Th.D. Manual de Escatologia Uma análise detalhada dos eventos futuros. Editora Vida. Tradução: Carlos Osvaldo Cardoso Pinto
Estudo ministrado na Igreja Santuário do Altíssimo
Maio de 2019
Fonte bibliográfica:
PENTECOST, J. Dwight, Th.D. Manual de Escatologia Uma análise detalhada dos eventos futuros. Editora Vida. Tradução: Carlos Osvaldo Cardoso Pinto