quarta-feira, 20 de março de 2019

Três atitudes do crente: introdução


Estamos em clima de recomeço. Escutei de uma pessoa que “estamos vivendo o novo primeiro amor”. Embora estejamos enfrentando duras lutas, o sentimento de regozijo tem sido muito maior e mais notável. Pois bem, aproveitaremos esse clima de recomeço para ajustar o ponto por onde devemos começar. A palavra de Deus nos fornece a direção certa desses primeiros passos do recomeço.  Minha oração é que nosso coração se abra para compreendermos as três atitudes que o Senhor requer de seus humildes servos.
Para isso, tomaremos a carta de Paulo aos Efésios. À semelhança de outras cartas paulinas, Efésios possui duas divisões: uma seção profundamente doutrinária (capítulos 1 a 3), que descreve os grandes fatos da redenção que Deus operou através de Cristo; e uma seção prática (capítulos 4 a 6) onde é listado uma série de exigências divinas para as condutas cristãs.  Essa segunda seção pode, por sua vez, ser subdividida em dois assuntos principais. O primeiro fala de nossa vida neste mundo, indo de 4.1 até 6.9. Enquanto que o segundo assunto aborda o conflito com o inimigo de nossas almas, indo de 6.10 até o fim da carta. Temos, então, três divisões na belíssima carta aos Efésios:
(1)    a posição do crente em Cristo (1-3:21);
(2)    a vida do crente neste mundo (4:1-6:9); e
(3)    a atitude do crente diante do inimigo (6:10-24).
Em cada uma dessas divisões, separamos uma palavra que enfatiza o conteúdo central de cada trecho:
Assentar (2:6), Nossa posição em Cristo, a palavra-chave dessa seção, o segredo da verdadeira experiência cristã. Deus nos fez assentar com Cristo nos lugares celestiais, de modo que todo crente deve começar sua vida espiritual ali, nesse lugar de repouso.
Andeis (4:1), Nossa vida no mundo, a qual exprime nossa vida neste mundo. Somos desafiados aqui a demonstrar nossa conduta cristã, nosso comportamento coerente com tão elevada vocação.
Firmes (6:11), finalmente, na terceira seção, encontramos a chave de nossa atitude perante nosso inimigo, a qual está contida na palavra firmes (6:11), a qual expressa nosso triunfo final.

A vida do crente sempre apresenta estes três aspectos: um que se refere a Deus, outro ao ser humano e o outro aos poderes satânicos. Se ele quiser ser útil nas mãos de Deus, deve ajustar-se de modo adequado com respeito a esses três aspectos: sua posição, sua vida e sua guerra. O crente deixa de atender às exigências de Deus a partir do momento em que subestima a importância de qualquer desses elementos, pois, cada um deles constitui um campo no qual Deus expressa "louvor e glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado" (1:6). Tomaremos, pois, essas três palavras — assentar, andeis, firmes — como guias para o ensino total da carta aos Efésios, e como o texto onde se insere a mensagem para nossos corações. Verificaremos que será sumamente instrutivo observar a ordem em que aparecem, bem como as conexões que as unem entre si.
Se é para reiniciarmos, então, que seja pela palavra. Movidos pela palavra. Antes de adentrarmos na batalha das eras, contra os poderes das trevas, então, que andemos neste mundo de forma digna. E antes que demos esse primeiro passo, que possamos nos assentarmos em Cristo nas regiões celestiais. Assentar, andeis e firmes... nesta ordem.
Deus abençoe seu recomeço.
Pr Erisvaldo Pinheiro Lima
Ministrado em 19 de março de 2019, no primeiro estudo da Igreja Santuário do Altíssimo.

Fonte:
NEE, Watchman. As três atitudes do crente. Editora Vida

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...