quarta-feira, 26 de junho de 2019

A oração do rei Josafá

A oração do rei Josafá quando os filhos de Moabe e Amom se levantaram contra Judá
2 Crônicas 20.1-25 

O rei Josafá recebe a notícia que três nações vizinhas se aliançaram e estavam às portas de Jerusalém para guerra. Essa notícia  abala e angustia o rei de Judá. O motivo era óbvio e simples. Josafá não era páreo para aquele grande exército. Não tinha chance. Não tinha tropas. A única opção do rei era clamar ao Deus de seus pais.

Josafá reúne os moradores de Jerusalém e de Judá. Apregoa um jejum. O rei e seus súditos iriam pedir socorro ao Senhor. A realeza junto com os plebeus em igualdade de oração e súplicas diante do Senhor.

A oração de Josafá mostra seus sentimentos. Uma boa oração é aquela que os sentimentos internos são descritos em palavras. Deus se agrada de um coração sincero. O rei foi bem sincero. Josafá estava angustiado, não tinha recursos, só tinha a lembrança das histórias que ouvia das promessas de Deus. Ele clama, na companhia de seu povo, diante da casa de Deus.


  • Teu nome está nesta casa

Em seu clamor, Josafá proclama que Deus é o dominador sobre todos os reinos. Que foi o próprio Deus que levou os filhos de Israel àquela terra. Que foi Deus mesmo que os fizeram habitar ali, com suas famílias, com suas fazendas. Aquela era a terra de Israel por direção e aliança de Deus. Seu clamor menciona ainda que foi levantado o Santuário para oração e busca do socorro de Deus em caso de espada, juízo, peste ou fome. Que havia a promessa que Deus ouviria e livraria seu povo, pois, declarou o rei, "teu nome está nesta casa".

Angustiado, o rei menciona que o nome de Deus estava naquela casa de oração. Nossas angustias não podem tirar essa crença de nossos corações. O que te aflige? E o que mais tem te angustiado? Seria, amigo leitor, alguma notícia na sua vida financeira? Oro ao Senhor para que teu coração seja cheio da crença de que o Deus do ouro e da prata está nesta casa. Porventura tens chorado? Meu amado irmão e irmã, num se esqueça que o Espírito chamado Consolador está nesta casa. A notícia veio apontando mentiras contra ti? Não te perturbes, pois o Deus da verdade está nesta casa. Tens passado por problemas sentimentais? Ora, lembre-se que aquele que a Bíblia o descreve como Deus é amor está nesta casa. Problemas na família? Não se esqueça que o Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito está nesta casa. Por acaso tem questões na justiça? O Deus chamado de Jeová Tsidkenu está nesta casa. Está em meio à guerra e batalhas travadas? O Deus de Paz que esmagará satanás bem debaixo de nossos pés está nesta casa. Andas preocupado e ansioso? Lembre-se que o Deus soberano que governa e que está no controle de tudo está nesta casa. Se sente fraco? O Deus que aperfeiçoa a força na nossa fraqueza está nesta casa. Sente-se sobrecarregado e com um fardo nos seus ombros? Saiba que o Deus que disse eu vos aliviarei está nesta casa. Tudo que sua alma precisa, tudo que seu coração necessita está em Deus, no operar de sua infinita graça e imponente poder... como Josafá declarou, oro ao Espírito que seu homem interior também declare que o nome do Senhor está nesta casa. Contra qualquer adversidade que vem contra ti, proclamo o nome que está acima de todo nome, o nome de Jesus, que está nesta casa!

  • Ingratidão
Josafá descreve na sua oração a atitude dos moabitas e amonitas. No auge da glória de Israel, Deus poupou as duas nações vizinhas. Moabe e Amom eram a descendência de Ló, sobrinho de Abraão, o amigo de Deus. Em seu tempo de glória, Israel não destruiu os moabitas e amonitas. E agora, nos dias de fraqueza e decadência de Israel, as duas nações se aliançam e tramam a destruição do povo de Deus. O nome disso é ingratidão. E a ingratidão é um câncer da alma.

A ingratidão faz pessoas se unirem para torcer pela queda de outra. A ingratidão faz pessoas se juntarem para planejar a queda da outra. A ingratidão faz com que memórias sejam apagadas para que o ingrato não se lembre das coisas boas que foram feitas a ele. A ingratidão faz a pessoa lembrar de um erro e esquecer de noventa e nove acertos. Amom e Moabe foram ingratos a Israel. A ingratidão cega a pessoa, por isso, é o câncer da alma.

A nação israelita agiu com benevolência com os ingratos amonitas e moabitas. Mesmo que tenham sido ingratos contigo, faça como Josafá, busque a Deus e não devolva a ingratidão com ingratidão. Devolva a ingratidão com oração! Seja ingrato com alguém e será ingrato com o próprio Deus. Seja grato ao Senhor e consequentemente será grato às pessoas. 

A gratidão deve ser desenvolvida. Geralmente nos consideramos pessoas gratas. Mas, teve um momento em que eu decidir desenvolver minha gratidão. Fui ensinado a elaborar uma lista de 10 motivos pelos quais sou grato a Deus. Escrever e botar isso no papel. A lista ficou bem visível próximo à minha cama e todas as manhãs eu lia. Fiz isso por trinta dias. Do meio pro fim, a lista já estava memorizada... e, concluindo os trinta dias, o hábito já estava criado. Todas as manhãs, ao sair de casa, procuro motivos ao meu redor para agradecer. Ficou até poético, veja:

Em dia de sol: "Obrigado Senhor, pelo sol, pois aquece meus ossos."
Em dia de chuva: "Obrigado Senhor, pela chuva, pois lava a minha alma."
Em dia de vento: "Obrigado Senhor, por esse vento, pois soa como melodia nos meus ouvidos."
Em dia frio: "Obrigado Senhor, por esse frio, pois me faz abraçar a mim mesmo."

Judá não se tornou ingrato pela ingratidão que sofreu de Moabe e Amom. Você não pode se tornar ingrato porque as pessoas foram ingratas contigo. Tenha sempre gratidão. Desenvolva a gratidão. A gratidão te fará ver motivos bons mesmo nas situações mais adversas.


  • Resumo do sentimento de Josafá
No versículo 12, Josafá resume o que estava sentindo. Veja:
  1. Em nós não há força
  2. Não sabemos o que fazer
  3. Porém, nossos olhos estão em ti
Josafá não tinha forças. Não sabia o que fazer. Mas seus olhos estavam em Deus. Você já se sentiu assim? 

Não são raros os momentos em que nossa alma está sem força, sem saber o que fazer... minha oração é que nessa hora seus olhos estejam voltados para Deus! Os olhos de Josafá estavam em Deus. Não estava na sua própria força, ou falta de força. Não estava no que podia ser feito. Estava tão somente em Deus.

  • Então veio a resposta
 Deus levanta um profeta e libera sua palavra: NÃO TEMAS... NESTA PELEJA, NÃO TEREIS QUE PELEJAR... A PELEJA NÃO É VOSSA, SE NÃO DE DEUS... O SENHOR SERÁ CONVOSCO!

Uau... como deve ter sido revigorante escutar tais palavras... como é renovante ouvir uma resposta de Deus... é encorajador... é sublime... é vida!

Josafá segue a orientação de Deus. Seus olhos permanecem no Senhor. A peleja foi ganha sem ter que pelejar. Da guerra, seu trabalho foi apenas confiar em Deus. E usufruir dos despojos. Três dias recolhendo os despojos. Isso é muito forte. A situação inicial de Josafá era de um possível fim. Mas seus olhos apontaram para Deus. E sua situação final foi, na verdade, um momento de glória. Que o Espírito Santo nos ensine a olharmos sempre na direção de Deus, seguir sua palavra e desenvolver sempre um espírito de gratidão.


Amém.

Erisvaldo Pinheiro Lima
Palavra ministrada em Junho de 2019, na Igreja Santuário do Altíssimo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...