sábado, 4 de maio de 2019

As três verdades que você precisa saber sobre a história de Mefibosete

A vida de Mefibosete foi de altos e muitos baixos, até que Davi fez valer a aliança com Jônatas
2Samuel 9.1-7



Conta-se a história de um certo homem, desejoso de alcançar sua benção, procurou a ajuda de um mestre. Ansioso e apressado, o homem lhe pergunta qual era o caminho para alcançar sua tão sonhada benção. O velho mestre, de barbas longas e vestido de túnica, apenas aponta um certo caminho. Entusiasmado, o homem logo segue na direção do caminho mostrado pelo mestre. Não demorou muito, ele logo é surpreendido com golpes que lhe causam grande dor. Acreditando não ter seguido o caminho certo, logo volta ao mestre e lhe pergunta novamente a direção do caminho de sua tão sonhada benção. Ainda sem falar nada, o mestre apenas estende sua mão e aponta para o mesmo caminho de antes. Franzindo suas sobrancelhas, o apressado homem segue na mesma direção. Mais uma vez, não demorando muito, ele é surpreendido com golpes violentos que lhe causam ainda mais dor. Indignado, e já quase sem forças, ele volta ao mestre e o questiona: “Perguntei-lhe qual era o caminho da minha tão sonhada benção. Segui obedientemente na direção que o senhor me mostrou e tudo que ganhei foram golpes de violência que me causaram muita dor... agora me diga, não gesticule, preciso que realmente me diga qual é a direção do caminho da minha benção! ” Foi então, que o paciente mestre olhou para ele e disse: “sua benção está na direção desse mesmo caminho, logo depois dos golpes. ”

Lembremos, pois, da história do filho de Deus. Dos terríveis golpes violentos que sofreu. E tendo suportado tudo, permaneceu no caminho da missão que o Pai lhe deu. Oro ao nosso Bondoso Senhor, para que nossa história esteja, de fato, no caminho da benção de Deus. Ainda que seja um apertado caminho, com momentos de violentos golpes, que possamos prosseguir, nunca desistir, em obediência à voz de Deus.

A história de Mefibosete é um bom exemplo de que o caminho da vida há momentos de golpes violentos. Que o Santo Espírito nos mostre isso. Veja, agora, as três verdades que você precisa saber sobre a história de Mefibosete e permita que o Espírito de Deus fale contigo:

  • É uma história de início muito promissor e que, de repente, tudo vira ao avesso.



Mefibosete era filho de Jônatas, filho de Saul, rei de Israel. Era herdeiro. Nasceu no palácio. Teve todos os cuidados da corte. Tinha um futuro brilhante. Todos os sonhos e projetos disponíveis ao seu dispor, afinal, era príncipe! Tudo muda com uma notícia. Saul e Jônatas morreram. As novas que vieram de Jezreel (2Sm 4.4) mudam todo o percurso da história do pequeno príncipe. Todos os descendentes de Saul corriam risco de morte. É o fim dos sonhos. Acabaram os projetos de vida. Tudo agora se resumia em continuar vivo. Depois da triste notícia, Mefibosete apenas sobrevivia. Você já teve uma triste notícia que mudou sua vida? Uma notícia que abalou seus sonhos e projetos?
Seguido da notícia ruim, houve também um certo incidente. Na pressa de fugir, a cuidadora de Mefibosete o deixa cair. Isso deixou uma marca. Ele ficou coxo, para sempre. Verdade é que, quando nossa história vira ao avesso, ficamos marcados para sempre. São momentos em que pessoas até poderiam nos ajudar, porém, nos deixam cair. A agonia da pressa é responsável de se deixar pessoas caírem... que o Santo Espírito nos exorte quando ficarmos agoniados e apressados.

  • É uma história de vergonha e dor



Ao ser perguntado sobre a existência de algum descendente de Saul, Ziba descreve o filho de Jônatas como “aleijado de ambos os pés”. Não fala seu nome. Descreve apenas, sua deficiência. Sua falta havia se tornado sua identidade. Coisa triste é quando a lembrança de uma pessoa se torna tão somente aquilo que lhe falta. O que um dia foi príncipe, agora não passa de um aleijado de ambos os pés.

Não bastasse a morte de toda sua família e de se tornar aleijado, Mefibosete ainda foi morar numa terra inóspita. Não havia outra opção. Lo-Debar significa “sem pastos”. Uma cidade além do Jordão, sem uma nascente de água, sem colheita, sem perspectiva de melhora, realmente sem nenhum pasto. Aquele que há tempos tinha um futuro promissor, agora, seus dias eram sombrios, sem sonhos. Lo-Debar era o último lugar em que poderia se encontrar um homem. Que o Santo Espírito nos faça lembrar em quais terras já estivemos nos dias de vergonha e dor.

O erudito bíblico John Davis define a etimologia de Mefibosete como “vergonha destruidora” ou “aquele que espalha vergonha”. De fato, a história desse pobre homem é de muita vergonha e dor. A autoimagem de Mefibosete muito bem o definia. Diante do rei, ele se descreveu como “um cão morto”. A morte que devorou toda sua casa, parecia estar dentro de seu coração, afinal, ele poderia morrer a qualquer momento. Mefibosete se definia como um cão morto, e você, como se define?

  • É uma história que mostra o valor de uma aliança



No capítulo vinte de 1Samuel mostra a aliança que Davi e Jônatas fizeram. No dia em que Davi fugiu de Saul para não ser morto, ele conta com a ajuda do filho do rei. Ambos declaram que essa aliança seria perpétua. Enfatizo mais uma vez, Davi havia feito uma aliança com Jônatas, filho de seu inimigo. Uma vez já coroado rei, Davi chama sua corte e declara “há ainda alguém da casa de Saul, para que lhe faça bem por amor de Jônatas? ” Repare, querido leitor, que a aliança era com Jônatas, mas a beneficência de Davi foi por toda casa do pai de Jônatas. Mesmo tendo sido seu inimigo, Davi quer fazer o bem a toda a casa de Saul. Esse é o valor de uma aliança. Alcança todos da casa de quem está aliançado. Creia que Deus está aliançado contigo e que essa aliança pode alcançar todos da sua casa, amém?

Pense nisso...


A história de Mefibosete foi marcada por violentos golpes. De um início glorioso a um estado sem pastos, sua história foi mudada quando Davi fez valer a aliança que tinha com Jônatas. Mefibosete agora come de seu pão na mesa do rei. Tem terras restituídas. E possui inúmeros trabalhadores a seu comando. Sua história teve uma reviravolta novamente, desta vez, para melhor. Que o Santo Espírito nos mostre que nossa história é cheia de reviravoltas, mas que no fim, Deus se fará valer da aliança feita no Calvário!

Continue, amado (a) irmão (ã), trilhando o apertado caminho do Senhor, pois sua “benção está na direção desse mesmo caminho, logo depois dos golpes. ”


Em Cristo, Senhor nosso,
Pr Erisvaldo Pinheiro Lima
Igreja Santuário do Altíssimo
Mensagem ministrada em 03 de março de 2019

Fontes bibliográficas:
Novo Dicionário da Bíblia / John D. Davis; (Tradução: J R Carvalho Braga). - Ed Ampl. e atual. - São Paulo, SP: Hagnos, 2005.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...