quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Vigiarei para que a chama nunca se apague


 

DIA 20 

Lucas 12.35-59


"Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias" (12.35):


Quero trazer o significado de lombos cingidos e lâmpadas acesas de três mestres descritos abaixo:


1. Para Di Nelsom (2011), lombos cingidos nos coloca em alerta para estarmos vestidos pronto para guerra! E as candeias acesas aponta para as cincos virgens prudentes (Mt 25.1-13) que não deixaram suas candeias se apagarem. Que por sua vez, aponta para os cinco ministérios descritos em Ef 5.11, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. A igreja precisa destes cinco ministérios. A base doutrinária dos apóstolos, a voz de Deus dos profetas, os que levam as boas novas e trazem almas para a igreja como os evangelistas, os pastores guiadores e os doutores que ensinam a palavra. Amado irmão e amadas irmã, qual destes ministério você se encaixa?


2. Harrison (1997) faz alusão às roupas judaicas que eram longas, e por isso, precisavam ser presas (cingidas) ao cinto (lombo) para liberdade de movimento sem causar escândalo. Não deve ser feito assim, querido leitor, a obra que está confiada em nossas mãos? Com liberdade, mas sem escândalos? Sobre as candeias acesas, este autor, explica que as lâmpadas (candeias) eram acesas com brasas vivas, pois na época de Jesus não havia fósforos. Explicação que nos faz lembrar do chamado que o profeta Isaías teve (Is 6), onde brasas vivas foram tiradas do altar para purificar a iniquidade confessa do profeta para responder ao chamado "A quem enviarei?"


3. E para Dake (1963), lombos cingidos faz referência à convocação para o povo de Israel se cingir para sair do Egito (Êx 12.11). Quando o povo de Deus se alimentou com o cordeiro da primeira Páscoa e se colocavam prontos para sair do Egito. Acho forte isso, pois somos peregrinos desta terra, e devemos ter nossos lombos cingidos para estarmos a qualquer momento saindo desta terra! Este pensamento é complementado com o significado de candeias acesas novamente na parábola das dez virgens, onde o foco era a volta do noivo, vigilância e prontidão.


Amados, estejamos com os nossos lombos cingidos e com nossas lâmpadas acessas. Uma palavra dada por Jesus aos seus amigos discípulos. 


Que a luz do Senhor Jesus Cristo aqueça sua alma te chamando à vigilância.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...