Na leitura de hoje (Lc 16.16-31) temos a intrigante história do Rico e do Lázaro.
Lázaro mendigava na porta do rico, desejando comer o que caísse de sua mesa. O rico vivia sua riqueza sem se importar com aquele pobre. Lázaro era seu próximo mais próximo.
Após a morte, a situação de ambos vai mudar totalmente. O rico passa a sofrer tormentos no Hades, enquanto que o pobre vai ser consolador ao lado de Abraão.
Com o desejo desesperador de que sua família não tivesse seu mesmo destino, o rico implora que tivesse a oportunidade de alertar sua família. Mas Abraão responde: "Eles têm Moisés e os profetas; que os ouçam".
Verdade é que precisamos ouvir o que Moisés e os profetas têm a nos dizer. Precisamos ouvir a palavra enquanto é tempo. Precisamos abrir nossos olhos e ajudar nosso próximo enquanto é tempo. Deus sempre vai colocar um Lázaro à nossa porta pra podermos decidir ajudar ou fechar a porta. Toda e qualquer riqueza que o Senhor confiar em suas mãos deverá glorificar ao seu Cristo.
Ouça o que Moisés e os Profetas (A Palavra) têm a lhe dizer sobre isso:
Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé (1Tm 6.10)
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. (MT 6.20)
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me ... E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mt 25.35-45)
Vamos hoje ajudar nosso próximo mais próximo? Deus sempre coloca um Lázaro em nosso caminho.
Por isso, antes de ir pro seu culto de domingo, olhe na sua despensa, veja o que você pode dividir com seu próximo. Leve sua doação... e acumule tesouros no céu.
Amém
Deus t abençoe