sábado, 12 de dezembro de 2020

Cumprirei mais que minhas obrigações


 

Lucas 17:1-10


Servo útil ou servo inútil? 


Trata-se de uma pregação do nosso mestre que é encerrada com uma afirmação que nos confronta: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. Definitivamente, não é uma mensagem para multidões. Jesus afirma que o servo que faz o que lhe é devido não passa de um servo inútil!


Na parábola, há um servo que sai a fazer o que seu senhor o ordena, e na sua volta não há aplausos nem congratulações. Pelo contrário, Jesus declara assim também sois vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer. Forte esta declaração do Senhor. Aquele que faz seu ofício de obreiro da Casa do Senhor, ainda que seja feito com zelo, mas que faz somente o que lhe for pedido, não passa de um servo inútil! O levita que louva, e faz somente isso; o porteiro que somente cuida da portaria; o sonoplasta que somente cuida do som; o tesoureiro que somente cuida da tesouraria; o pregador que somente ministra... e faz somente o que deve ser feito, não passa de um servo inútil. Nos meus critérios, e de muitos de nós, o obreiro que faz com excelência o que lhe é proposto, estaríamos satisfeitos, mas para Jesus, este obreiro que fizesse somente isso, é chamado de inútil. Veja que os critérios do Senhor são mais elevados.


Nesta ministração Jesus associa escândalos, perdão e fé como algo que deve ser feito. Como se quem faz isso é apenas um servo inútil. Quem não comete escândalos, que perdoa até mesmo sete vezes num único dia, que tem fé, deve dizer, de acordo com esta pregação do Senhor, somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer! 


Pense nisso...

Nossa carne pode gemer nesta hora e tentar nos convencer que nós pregamos, oramos, jejuamos, evangelizamos e não passamos de servos inúteis? Isso mesmo, inútil, pois estes são atributos que os servos devem fazer. Se o servo faz aquilo que cabe a ele fazer, não há honra, é obrigação.


Mas, existem alguns servos que podem fazer além do dever. Aqueles que caminham a segunda milha, entregam a capa e a túnica, oferecem a outra face, excedem a justiça dos fariseus (Mt 5.20) são servos úteis. Fazem mais do que lhe é proposto. Com um coração disponível e humilde, buscam direcionamento em Deus e vão além de suas obrigações.


Faça a diferença querido. Com amor e humildade, faça além do que lhe é proposto, e seja um servo útil na obra do Senhor. Esta obra precisa dos servos úteis. E se você chegou até aqui, é você que o Senhor desta obra quer levantar como servo útil. 


Que a paz do Senhor Jesus esteja sobre todos os seus servos.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...