terça-feira, 2 de abril de 2013

Apóstolo Pedro: mudança em quatro verbos


“E o Deus de toda graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.” (1 Pedro 5.10)





Concluindo sua primeira epístola, o apóstolo Pedro relaciona esses quatro verbos, como ações do próprio Deus em nós: aperfeiçoar, confirmar, fortificar e fortalecer. Quatro verbos, quatro ações divinas, uma grande benção do Senhor para aqueles que foram chamados à sua eterna glória. Permita que o Deus de toda graça te presenteie com estes quatro verbos.



1.         Aperfeiçoará

Do infinitivo aperfeiçoar, que significa aproximar da perfeição e trazer melhoramento. Gosto dos dois significados. Aproximar da perfeição não me pressiona a ser perfeito, na verdade, me coloca próximo daquele que é Perfeito. O imperfeito sendo aproximado ao Perfeito, o imperfeito sendo melhorado por estar próximo do Perfeito, isso é ser aperfeiçoado. E Pedro tinha propriedade para falar disso. Olhe Pedro no início da caminhada. O falastrão que chegou a repreender Jesus, quando nosso Mestre mostrava que convinha ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. O nervoso insensato que cortou a orelha de Malco. E o intercessor adormecido que foi exortado por Cristo por não conseguir vigiar nem uma hora com o Mestre. Um discípulo que precisava muito ser aperfeiçoado. Acima de qualquer falha, Pedro foi chamado à eterna glória. E foi aprendendo que era o seu Mestre que o aperfeiçoava.
Acho consolador a atitude de Cristo não desistir de aperfeiçoar seus escolhidos. Como na história do adestrador que se entristeceu por ouvir que seu cachorro não tinha mais solução. Respondendo apenas, “mas eu ainda não terminei meu trabalho com ele”. Jesus não desiste de nos aperfeiçoar. E quando você for apontados e acusado saiba que o Senhor te defende e diz que ainda não terminou o seu trabalho em você. Ele está te aperfeiçoando.
Durante um culto eu orava para que Deus enviasse almas à igreja. Uma oração que acredito seja comum de um pastor recém empossado. Mas o Espírito Santo bradou em meu coração ensinando que eu não era para orar pedindo mais ovelhas, mas que era hora de eu orar para que as ovelhas que já tinham sido enviadas por Deus fossem melhoradas. O Senhor que aperfeiçoou Pedro, ainda quer aperfeiçoar seus escolhidos nos dias de hoje.
          Pedro foi aperfeiçoado por Deus. Olhe o simples pescador agora escrevendo esta linda carta que estamos meditando hoje. Das redes da pesca à pena da escrita, de pescador a escritor. Permita Deus te aperfeiçoar, e você chegará a lugares que sua capacidade nunca te levaria.

2.       Confirmará

O verbo confirmar tem pelo menos quatro significados, que são: tornar mais certo, mais firme, mais seguro, confirmar um testemunho. Estes três primeiros Pedro achava que possuía, e muito. Certo, firme e seguro são qualidades que não queremos abrir mão tão fácil. Ouse alguém dizer que não estamos certos, e lembre-se como ficamos nesta hora. Você está errado, soa quase como afronta. Pedro estava certo de que jamais negaria seu Mestre. Mais que certo, Pedro estava totalmente firme e segura que não faria tal coisa absurda.
          Querido leitor, olhar para nossas forças e ficarmos certos de que jamais faríamos isso ou aquilo é fazer a mesma coisa que Pedro fez. O apóstolo pescador fora advertido que negaria Cristo antes que o galo cantasse, mas replicou dizendo que ainda que fosse necessário morrer com Jesus, não o negaria. Pedro estava certo, firme e seguro disso. Mas seu testemunho não foi confirmado.
             Posso, igual a Pedro, estar certo, firme e seguro de várias coisas, mas é o meu testemunho que vai confirmar isso. Entra a enorme distância entre o falar e o fazer. E para Pedro chegar onde Deus queria que ele chegasse, seu falar deveria ser acompanhado do seu fazer. Esse é o significado de confirmar, o testemunho de acordo com a fala, teoria e prática juntas.

3.       Fortificará

Significa tornar forte, cercar ou guarnecer de fortificações e auxiliar. Aqui Pedro ensina o que aprendeu. Sua aparente força para nada o serviu. Ele precisou ser auxiliado pela força de Deus.
      Note que os quatro evangelhos noticiam Pedro negando Jesus. Mostrando que isso foi muito comentado. É difícil quando nossas fraquezas são expostas. E para Pedro foi mais difícil ainda porque ele havia dito o contrário. Da exposição ao púlpito do cenáculo, nosso controverso apóstolo precisou muito ser fortificado por Deus. E o resultado da fortificação contou quase três mil almas após a pregação de Pedro.
            O significado de fortificar tem a dimensão de proteção também. Cercar de fortificações aponta para nossa incapacidade de nos protegermos, somos indefesos. Pedro fora cercado de fortificações quando reconheceu que não era forte o bastante. E lá na frente da história de Pedro essa fortificação fez uma grande diferença. Pedro encarcerado pelo testemunho do evangelho e milagrosamente sai da prisão. Permita Deus hoje te cercar de fortificações e nenhum cárcere perdurará diante de ti. Aleluia!

4.       Fortalecerá

Parece com o verbo anterior, significando também tornar forte. Mas tem outros dois significados que os diferenciam. Fortalecer é sinônimo de encorajar e animar.
Mesmo com um tempo de caminhada, Pedro precisou ser fortalecido, ou seja, precisou ser encorajado e animado por Deus. Nosso destemido apóstolo precisou ser animado e encorajado pelo Espírito Santo a levar  o evangelho aos gentios. Isso mostra que o quarto verbo de Deus deve nos acompanhar em toda nossa caminhada. Havendo dias em que não estamos animados, o Espírito deseja nos encorajar a prosseguir. E quando estamos sem estratégia, o mesmo Espírito deseja nos fortalecer.
          Só há um detalhe importante no encorajamento que Pedro recebeu. Ele estava orando. Quando os enviados de Cornélio se aproximaram da casa em que Pedro estava, o apóstolo líder estava subindo ao terraço para orar. Foi neste momento de oração que lhe veio uma visão onde o Espírito Santo o encorajou e o motivou a tomar atitudes antes não tomadas.
           Deus quer te fortificar, mas você precisa ter uma vida de oração. Coragem e ânimo são derramados, enquanto estamos orando ao Senhor.

          Pedro viveu o presente de Deus nestes quatro verbos. Foi aperfeiçoado, confirmado, fortificado e fortalecido pelo Senhor. Durante sua carreira ministerial, viveu este aprendizado que se transformou em atitudes de vida. Aquele que ficou lembrado por ter negado Jesus, foi o mesmo que recebeu a liderança e ordenança de apascentar as ovelhas, pregou no dia de Pentecostes, curou um coxo, discursou no Pórtico de Salomão, falou perante o Sinédrio, foi preso e solto duas vezes, denunciou o mágico Simão, visitou Cornélio. Enfim, viveu as bençãos destas quatro ações de Deus em sua vida, e o Senhor ainda continua aperfeiçoando, confirmando, fortificando e fortalecendo seus escolhidos nos dias de hoje. Fez com Pedro, e quer fazer com você também.

A Ele seja a glória e o poderio, para todo o sempre. Amém. (1 Pe 5.11)
Bp Erisvaldo Pinheiro

Um comentário:

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...