segunda-feira, 22 de abril de 2013

A cura antes da cura


A mulher do fluxo de sangue teve uma cura antes da cura
 Marcos 1,40-42

Imagine você mulher sofrendo por 12 anos seguindo de uma terrível hemorragia. Depois de gastar tudo que você tem e não ter nenhum prognóstico favorável para a sua cura, qual o sentimento que te resta? Desânimo.

  • 1. Cura do desânimo – A mulher do fluxo de Sangue (Marcos 5, 25-34)

As Santas Escrituras nos mostra a história de uma mulher que sofria de fluxo de sangue durante 12 anos. O desanimo já tomava conta da vida dela. Os costumes judaicos diziam que a mulher durante o período menstrual, era considerada maldita, imunda. Até os seus talheres eram separados. Então essa mulher estava a 12 anos sendo considerada impura, maldita. Os versículos 27 e 28 dizem que “Ela ouviu falar de Jesus”, e só por ouvir falar de Jesus o seu estado de ânimo mudou. Essa mulher que não podia interagir com outras pessoas devido o seu estado impuro foi revestida de certeza: “Seu eu tão somente tocar em tuas vestes serei curada”. E a cura do seu desânimo se mostra plena quando ela “encara” toda a multidão, correndo o risco de ser apedrejada e toca nas vestes do Senhor. Perguntando quem O tocou (v 31), Cristo recebe a resposta da mulher, que mesmo “tremendo e temendo” não se acovardou, mostrando verdadeiramente um novo ânimo. Hoje você está “ouvindo” falar de Jesus. O que ainda te prende em teu local de desânimo? O que te impede de crer e receber tua cura “tão somente tocando nas vestes” de Cristo? Talvez o pessimismo?

  • 2. A cura do Pessimismo O coxo do Tanque de Betesda(João 5, 1-9)

Havia um tanque em Jerusalém, onde “um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.(v. 4)”

Jesus chegou diante de um coxo e perguntou: “Queres ficar são?” (v.6)

E a única coisa que esse homem pode evidenciar foi um pessimismo, uma impossibilidade de receber sua vitória, sua cura. Uns afirmam que ele não reconheceu Jesus, o que não diminui em nada o fato. Temos um grande defeito: colocar Jesus, colocar o Poder de Deus no mesmo nível dos nossos problemas. É como se Deus estivesse disputando uma partida de futebol com o mal e se conseguisse vencer aos 45 minutos do segundo tempo e somente de 1 a zero. Deus é infinitamente superior aos nosso míseros problemas e Ele está ansioso para te abençoar. Você ainda está preso a argumentos como o do coxo de Betesda. “O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.” Você tem em sua vida Aquele que não precisa do poço para te curar. Creia sem reservas. O Teu Deus pode muito mais. “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, (Ef 3:20)”

  • 3. Lugar certo e na hora certa – Aleijado (Lucas 5, 17-25)

Um jovem aleijado foi trazido por amigos à casa de Jesus. Como havia grande multidão dentro e ao redor da casa, ele para chegar perto de Cristo, precisou ser descido pelo telhado. Esse relato, pela solidariedade dos amigos em conduzi-lo é um destaque. Mas o objetivo é destacar o seguinte: “E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar. (Lucas 5,17 sublinhado meu).”

Ninguém, nem Jesus, disse que estava ali para curar. Não tinha uma placa informando que ali estava acontecendo um culto de cura. Mas aquele jovem estava no lugar certo e na hora certa. Muitas vezes, depois de um dia tribulado, depois de muita chateação, achamos melhor ficar em casa do que ir para a igreja, para um grupo de oração, para a comunhão com os irmãos. E ai você não estará no lugar certo. Vença o seu desânimo e o seu pessimismo e se coloque no lugar certo na hora certa.

Pense nisso...


Agora encerrando com o texto referência: O leproso saiu do seu estado de desânimo e medo, que era muito maior do que da mulher de fluxo de sangue (a lepra era uma doença muito mais terrível e estava visível a todos), não viu impossibilidade de sua cura, ele venceu qualquer pessimismo, rogou, colocou-se de joelhos, estava no lugar certo, na hora certa. E finalmente usou da fé e disse as palavras certas: “Se queres podes me limpar.” Com essas palavras ele moveu a mão de Deus. Cristo respondeu: “Quero, sê limpo.”


Que todo o desânimo desapareça de sua vida, que todo o pessimismo caia por terra, e que você se coloque no lugar certo e na hora certa, e que use as palavras certas: “Cristo, se queres tudo será diferente em minha casa”, “Se queres terei meu casamento renovado”, “Se queres todos os meus serão alcançados”.


Que o Cordeiro Santo promova a cura na vida de todos!


Pr. José Roberto (Igreja Batista Resgate de vidas)
Sermão ministrado 21/04/2013 na Regional Recanto das Emas

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog meu irmão! É verdade, a espera e a expectativa diária, mina a nossa esperança mas quando lembramos que ao Senhor pertence o sim e o amém é que temos revigorada a nossa fé e o Senhor nos dá força para buscar a Ele e no Seu tempo a solução, ou melhor o Milagre!
    Que Deus continue abençoando sua vida e Ministério!
    MM

    ResponderExcluir

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...