No caminho em que eu andava, ocultaram um laço. Salmos 142:3 |
Caverna é lugar de provação, incerteza, medo, solidão e insegurança.
Na palavra do Senhor, vemos três exemplos de homens que em algum momento de sua jornada da fé estiveram no frio de uma caverna, em decorrência de perseguições. Elias, quando perseguido por Jezabel, se escondeu numa caverna. Davi, perseguido por Saul se escondeu em cavernas por duas vezes, a primeira, na caverna de Adulão (1Sm 22), e a segunda, na caverna de En-Gedi (1Sm 24). O que me chama a atenção é que Elias entrou na caverna uma vez, foi provado, mas saiu dela ouvindo a voz do Senhor (Confira a mensagem de Elias na caverna clicando aqui). E nunca mais o profeta se escondeu numa caverna. Davi entrou na caverna de Adulão, Deus o honrou, formou um exército de combatente leais... e no momento em que sua vida parecia que ia ter o final feliz... lá estava Davi na prova de dono, lá estava Davi na caverna de novo.
- Parecia
Esse parecia testa a nossa força e fé. Você já viveu dias assim, em que foi provado e depois da prova parecia que as coisas melhorariam? Parecia que ia dar certo? Parecia que ia pra frente? Parecia que ia ser de um jeito, mas foi de outro? Momento em que você diz: "Meu Deus, agora vai acontecer...", mas volta tudo como estava. São momentos em que você pode estar vivendo como Davi na caverna de En-Gedi. A caverna do desapontamento, da decepção, da frustração, onde há um choque de realidade, onde parecia que ia ser... mas não foi! Quando a história de Davi parecia que ia mudar, aconteceu de estar numa caverna de novo.
- De novo
Caverna de En-Gedi é o lugar onde de novo a perseguição acontece, de novo as coisas tomam um rumo inesperado. Mas, deixa eu te dizer uma coisa... caverna de En-Gedi é onde de novo Davi clamou, suplicou, se rasgou diante do Senhor, e também é o lugar onde de novo Deus escutou seu ungido e de novo veio ao seu encontro. Assim acontece com você também, você deve clamar de novo e saiba que o Senhor vai te escutar de novo e vir mais uma vez ao teu encontro!