Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 princípios imutáveis de Gênesis

4 princípios imutáveis da criação do Senhor Deus
Gênesis 1-4

Os primeiros capítulos da Bíblia Sagrada contém princípios que não mudaram ao longo da jornada bíblica. A narrativa da primeira família nos mostram, pelo menos, 4 destes princípios. A essência e o fundamento daquilo que o Senhor Deus planejava ao homem pode ser notado nestes princípios. Veja, querido leitor, e permita que o Santo Espírito fale contigo:


  • Família
A criação do homem e da mulher envolveram ações diretas do Senhor Deus. Ao contrário do restante da criação, que foi criada a partir da palavra que o Senhor liberara (haja luz e houve luz), Adão e Eva foram criados pela própria mão e ciência de Deus. Adão com elementos da terra e Eva com elementos de Adão. Há algo muito importante nisso. Uma atenção e um cuidado a mais para a criação da primeira família. As únicas criaturas criadas pelas mãos do Senhor, Adão e Eva, com o objetivo de constituírem uma família. Que possamos, também, empregarmos toda nossa dedicação, cuidado e atenção, quando formos tratar de assuntos relacionados à família!

Observe que ao longo do segundo e terceiro capítulo de Gênesis, Deus vai dar várias instruções à Adão: "Deus os abençoou e lhes disse: frutificai, e multiplicai-vos"; "eis que vos tenho dado toda erva... para mantimento"; "todo animal do campo e toda ave do céu, trouxe a Adão, para este ver como chamaria"; "deixará o varão o seu pai e sua mãe e apegar-se-á à sua mulher e serão uma só carne".

Estas instruções mostram o quanto Deus acompanhava e ensinava o primeiro casal. Deus estava mesmo educando Adão e Eva. Uma boa quantidade de tempo e instrução foi empregada. Mas, perceba, querido leitor, que em se tratando dos filhos de Adão e Eva, Deus não os instruíram como fizera com seus pais. Deus ensinou muitas coisas a Adão e Eva, mas eram estes que deveriam ensinar a seus filhos. A obrigação de educar os filhos era dos próprios pais. Aquilo que Adão e Eva aprenderam com Deus, deveriam ensinar a seus filhos. Há um princípio imutável nisso, nos escritos do Novo Testamento, vemos que os ministros da igreja eram escolhidos, tendo, dentre outros, a administração do lar como critério (1Tm 3.4; Tt 1.6). Que possamos, enquanto pais, aprendermos muito com o Senhor, para podermos ensinar e educar nossos filhos no caminho que eles devem andar. A semelhança do que Deus fez com Adão e Eva, possamos empregar uma boa quantidade de tempo e instrução aos nossos filhos.

  • Obediência
O segundo princípio que vemos nos primeiros capítulos da Palavra de Deus é o da obediência. O princípio da obediência é bem simples. Ao quebrarmos, sofreremos suas consequências. Se Adão e Eva comessem da árvore da ciência do bem e do mal, morreriam. Deus disse: 

De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Na tentação de Eva há algo que precisamos observar. Compare a ordem que o Senhor liberou acima, com a resposta da primeira mulher:

... mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: não comereis dele, nem dele tocareis, para que não morrais.

Perceba que Eva acrescentou algo ao que o Senhor disse. Veja que Deus ordenou: "não comereis", porém Eva respondeu à serpente que "Deus disse: não comereis... nem tocareis". Parece algo insignificante, mas quando acrescentamos coisinhas a mais no que Deus realmente falou, estamos na beira da queda! Dessa resposta desencadeou as insinuações da serpente que levaram à desobediência de Eva, e depois de Adão. E com a desobediência veio a consequência. Este é um princípio que não mudou. O próprio Filho de Deus, já com seus discípulos, libera a declaração: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos  (João 14:15). Que possamos aprender com expulsão de Adão e Eva do Jardim do Édem que nossas desobediências continuam gerando terríveis consequências.


  • Ofertas
O ato de ofertar ao Senhor, parecia ser algo bem natural dos filhos de Adão. O texto bíblico diz:
"E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor"
"E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura"
Veja que estas ofertas não foram solicitadas por Deus, e nem o texto menciona uma data especial. Apenas diz que "ao cabo de dias" Caim e Abel levaram uma oferta ao Senhor. Um ato voluntário e fruto do relacionamento deles com o seu Senhor.

Se há uma normalidade no ato de ofertar dos filhos de Adão, há, também, um critério de avaliação da parte de Deus para receber essas ofertas. E isso é muito sugestivo. Deus avaliou as ofertas trazidas por Caim e Abel. As ofertas de Abel foram aprovadas, e as de Caim, não. Deus avalia ofertas! Gerações e gerações se passaram depois disso, e vemos nos Evangelhos (Lc 21 e Mc 12) o Filho De Deus diante da arca do tesouro, observando as ofertas que ali era depositadas. Ocasião em que, mais uma vez, Deus se atentou para a oferta da viúva. Que o Espírito Santo nos ensino esse princípio!


  • Natureza caída do homem
Este último princípio que iremos meditar, nos mostra que a natureza humana é pecaminosa. Depois do assassinato de Abel, Caim "saiu diante da face do Senhor". A segunda geração humana já se distanciando de Deus. Ele ainda teria um irmão, chamado Sete, mas a Bíblia num relata mais contato entre eles. De Sete nasceu Enos, terceira geração humana, e aqui sim, a Palavra vai relatar que "se começou a invocar o nome do Senhor". Dessa linhagem de Enos que vai nascer Noé e a terra vai passar pelo juízo divino. Mas é da outra linhagem, a de Caim que quero chamar atenção. Na sétima geração humana, da linhagem de Caim, a Palavra vai relatar que Lameque teve duas mulheres, antes não há relato de bigamia. E ainda, que esse Lameque fazia menção de que Caim seria vingado 7 vezes, mas ele, Lameque, 70 vezes 7. Lembre-se, caro leitor, que essa expressão foi usada no diálogo entre Pedro e o Senhor Jesus (Mt 18), mas num contexto de perdão. 

Quero enfatizar mais uma vez. Na primeira vez que a expressão "70 x 7" é usada na Bíblia, a intenção é de vingança. Enquanto que quando o Senhor Jesus a usa, a intenção é de perdão. Veja então que o primeiro "70x7" está relacionado com a situação caída do homem. Geração após geração mostrando o quanto que a natureza do homem é vingativa, pecaminosa. Mas o "70x7" é mencionado mais uma vez na Bíblia, agora pelo Senhor Salvador da humanidade, para perdão.

A natureza caída do homem é um princípio registrado nas primeiras páginas da Bíblia Sagrada. Mas, para nossa redenção, a missão de salvação dada pelo Pai ao Filho é executada nas primeira páginas do Novo Testamento. Os filhos de Adão herdaram sua corrupção, mas o Filho de Deus trouxe a definitiva salvação. Enquanto que os filhos de Adão se distanciaram do Senhor, o Filho de Deus trouxe, mais uma vez, os homens para perto. Se a natureza do homem é "70x7" de vingança, a de Cristo é de "70x7" de perdão.


Nos humilhemos, pois, diante dEle, e rendemos honra e glória. Que isso seja imutável em nós.

Que a salvação gratuita do Filho de Deus seja imutável na sua vida.

Bp Erisvaldo Pinheiro
Comunidade Evangélica Arca da Aliança
Mensagem ministrada em Novembro de 2016

Postagens mais visitadas deste blog

Elias na caverna e as provas do vento, terremoto e fogo.

A ressurreição de Lázaro: o tempo, o silêncio e a pedra

Quem é você na parábola do bom samaritano?