segunda-feira, 6 de maio de 2013

A mulher e o dragão em quatro batalhas

A terra ajuda a mulher do que saía da boca do grande dragão
Apocalipse 12

Passamos por batalhas espirituais quase que diariamente. São lutas e mais lutas em que nossas forças são testadas e nossa fé colocada em cheque. Nestes momentos, os fiéis se perguntam se vão conseguir vencer, ou o que teria feito para merecer isso. Nesta mensagem, percebemos a origem e o porquê destas batalhas que são tão frequentes nos dias de hoje, além de como lutar e se sair vencedor em qualquer batalha espiritual.

Nesta revelação do livro do Apocalipse em seu capítulo doze, com linguagem forte, vemos dois personagens descritas. A primeira é descrita como uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz. O mistério do sol e da lua, lembramos do sonho de José que representava seu pai Israel e sua mãe Raquel. Mas é o detalhe da coroa de doze estrelas que percebemos quem esta mulher representa. Uma vez que o Velho Testamento gira em torno da história de um povo escolhido e separado por Deus, e que o próprio Deus dividiu este povo em doze tribos, e que o Novo Testamento narra como Jesus escolheu para servi-lo doze homens que foram trabalhados para serem doze apóstolos, então, vemos que esta mulher pode ser representada por Israel, nação de Deus.
   
Outro detalhe que chama a nossa atenção é o fato desta mulher estar sofrendo para dar a luz à um varão.  Este varão é descrito como aquele que vai reger todas as nações e que foi arrebatado para o trono de Deus. Logo, o menino na visão representa Jesus. Já sou consolado neste momento em saber que o sofrimento da mulher era por que ainda não tinha dado a luz, o Filho ainda não tinha vindo, por isso, creio que boa parte dos sofrimentos de alguns é por que a luz de Jesus ainda não fora acessa. Acenda a luz de Jesus na sua vida e veja sua vida mudar!

O segundo personagem da visão, um grande dragão vermelho, é descrito no versículo nove como a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo mundo. Logo, na cena temos o diabo esperando de Israel nascer o Filho de Deus para lhe tragar para dar início a primeira de quatro batalhas:

  • 1ª Batalha



Penso que seria um momento único na história em que o diabo poderia fazer qualquer mal contra o Cristo, que neste momento estaria reduzido a um recém nascido, aparentemente indefeso. Mas o texto diz que o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. Simples e rápido! Quem esperava uma batalha entre o grande dragão contra o pequeno Filho de Deus ficaria frustado. Uma derrota para Satanás. Um a zero para o bem!

Não imagine Jesus nascendo numa manjedoura, na companhia de animais e pessoas simples, longe da cidade, como mero acaso. Foi uma bela estratégia de Deus para confundir o grande dragão vermelho para ele não tragar o menino. Lembre-se que quando a criança nasceu, o rei Herodes mandou matar todas as crianças de até dois anos, um ato louco, mas movido, acredito, pela fúria deste dragão derrotado.
   

  • 2ª Batalha


A partir do versículo sete, o texto diz que houve batalha no céu. A segunda batalha do dragão é contra Miguel e seus anjos. Mas, novamente o dragão perde, e agora, ele é precipitado na terra. Apesar da descrição forte e imponente do grande dragão vermelho contamos até agora sua segunda derrota. No placar, o dragão já está perdendo por dois a zero!

  • 3ª Batalha

Depois de perder para o Filho e para Miguel, o grande dragão vermelho vai agora perseguir a mulher que dera à luz o varão. A mulher, que simboliza Israel do Antigo e do Novo testamento, é ajudada. Á ela é dada duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto. Deserto é sinônimo de escassez, de provação e dependência de ajuda. Aqui, a mulher é levada para o deserto como uma outra bela estratégia do Senhor, para que ela ficasse fora da vista da serpente. Não reclame quando você estiver no deserto da vida, onde há escassez e provação, não murmure, pois é o próprio Senhor que te leva pra lá, pois no deserto, você vai estar fora da vista da serpente. Proteção de Deus para você.

Observe no texto que a serpente abre a boca e lança um rio contra a mulher. Tem dias em que estamos exatamente vivendo isso, sentimos como se estivéssemos afogados em tristeza e angustia. Tudo que sai da boca da serpente é mentira e engano. Mas fico feliz em ver o escape que a mulher tem. A terra ajudou a mulher; e a terra abriu a boca e tragou o rio que o dragão lançara de sua boca. Difícil de entender? Calma, quando estiveres no deserto, não precisa entender como virá o socorro de Deus não, apenas confie que Ele virá para te ajudar.

Não perca as contas, com mais esta derrota já são três vezes em que o dragão é derrotado. Mas vamos agora para a quarta, atual e decisiva batalha.

  • 4ª Batalha

A última batalha relatada no capítulo doze de Apocalipse é definida como uma guerra! Não é por menos, depois de perder para o Filho, para Miguel e para a mulher, o grande dragão vermelho agora vai guerrear contra o resto da semente da mulher. Mas quem seriam estes? O texto informa que estes são os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.

Querido leitor, você guarda os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo? Se sim, então saiba que você está envolvido nesta última batalha. O grande dragão vermelho agora vai guerrear contra você. E sua responsabilidade é aumentar este placar que até agora está sendo de três a zero, para vergonha da serpente. A questão é, agora que a continuação desta batalha está em tuas mãos, você vai aumentar esta vantagem, ou vai deixar o grande dragão vermelho "abrir o placar"?

Pense nisso...


As lutas espirituais de um fiel é consequência desta grande batalha há muito tempo iniciada. Escolhidos do Senhor, o Deus que você serve é tão fiel, que no próprio texto sagrado ficou registrado como Miguel e seus anjos venceram este dragão. Veja o versículo onze e aprenda como batalhar:
  1. Pelo sangue do Cordeiro - Diante do sangue do Cordeiro, o diabo para. Este precioso e poderoso sangue promove também remissão e purificação de nossos pecados. Devemos reconhecer nossas fraquezas e nos lavarmos com o sangue do Cordeiro
  2. Por causa da palavra do testemunho que deram - Veja aqui, amado leitor, a importância do testemunho. Há um louvor muito lindo que nos desafia com a reflexão "quem é você quando ninguém vê?" O bom testemunho tem este poder de parar o diabo. O bom testemunho fala por si só, é uma pregação sem palavras. 
  3. Por estarem crucificados juntos com Ele - Estar crucificado com Cristo é morrer para o mundo. É viver os caminhos que Jesus percorreu para ser levado à crucificação da carne, do pecado e do mundo. É ser fiel até a morte.
     Medite e coloque em prática esta Palavra, e saiba que nesta batalha o placar sempre estará favorável ao fiel de Deus. 


Que o Senhor dos Exércitos te cubra de unção, força e poder para a batalha!
Bp Erisvaldo Pinheiro (ministrado em 05/05/2013)

4 comentários:

  1. amem! palavra de Ânimo para os que não sabem como vencer nesses dias de tanta dificuldade para o povo cristão.Que a paz do senhor esteja com todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olã, irmã Camila Stefane!

      Enfrentamos duras e constantes batalhas espirituais, precisamos buscar na Palavra do Senhor para colocar em prática o título que temos de sermos 'Mais que vencedores'.

      Paz da parte do Altíssimo

      Excluir
  2. gostei da visão que Deus te deu querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Pastor Ricardo!

      Valeu pelas constantes visitas e comentários, q o Senhor nos cubra de proteção para qualquer batalha q a nós, servos, for apresentada.

      Excluir

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...