terça-feira, 7 de maio de 2019

Escatologia: aliança abraâmica




Tão logo acontece a queda do homem, Deus já mostra sua intenção de salvação (Gn 3.15). Para execução desse plano de salvação, Deus estabelece uma aliança com Abraão. A Aliança abraâmica será a base paras outras três, a saber:

1. Aliança palestina (Dt 30.1-10)
2. Aliança davídica (2Sm 7.12)
3. Nova aliança (Jr 31.31-34)

A Aliança que Deus estabeleceu com Abraão é a base, a raiz das outras Alianças. Em cada trecho da Aliança abraâmica possui termos, com palavras ou expressões chaves, que se aplicam às demais alianças:



A Aliança abraâmica está registrada em Gn 12.1-3, quando Abrão ainda está em Ur dos caldeus (At 7.2), e foi ampliada em momentos decisivos de sua vida, veja:

12.6-7 >> Quando Abrão finalmente deixa parte de sua família e entra na terra de Canaã.

13.14-17 >> Depois que Ló se apartou dele. Vale lembrar que a base condicional da aliança era de que Abrão saísse do meio de sua parentela.

15.1-21 >> “Depois destas cosas, veio a palavra do Senhor a Abrão”. Logo depois que o patriarca: 1- Pelejou e libertou Ló, bem como os bens e povo de Sodoma e Gomorra, que tinham caído na guerra dos “4 reis contra 5 reis”; 2 – Deu o dízimo de todo o despojo ao sacerdote Melquisedeque. Que por sua vez, lhe trouxe o pão e o vinho e o abençoou.

17.1-14 >> Quando Abrão já tinha idade avançada e Sarai permanecia estéril, Deus muda o seu nome para se ajustar à amplitude da promessa. Agora, Abraão, pai de multidões, e Sara, princesa! O sinal dessa aliança é a circuncisão.

22.15-18 >> Quando Abraão leva seu filho Isaque para sacrifício, na sua prova de fé.




Com base na linha interpretativa pré milenista de J. Dwight Pentecost, entendemos que a Aliança Abraãmica é LITERAL e que:

Por ser alvo do plano de redenção do Senhor para salvação do homem caído, entendemos que trata-se de uma aliança INCONDICIONAL, a única condição era que Abrão saísse de sua terra e de sua parentela, condição esta, que foi impulsionada pelo próprio Senhor (At 7.4).

É ainda uma aliança PEPÉRTUA, onde haverá um trono eterno vindo da descendência de Davi. Diz respeito à TERRA palestina de Canaã, como espação geográfico definido para o trono eterno. E, por último, aponta para a nação de ISRAEL, o povo judeu.


E a Igreja de hoje?

Como que a Igreja se encaixa na Aliança abraâmica? Rm 11 nos dá a resposta:

O Israel de Deus é a sua bendita Oliveira. Enquanto que a Igreja são ramos de zambujeiro enxertados na Oliveira (11.17). Assim ocorre com a Oliveira:

1. Sua raíz: é a Aliança Abraâmica, que nutre toda a Oliveira

2. Seu caule: é a Aliança Palestina, como local visível da Oliveira

3. Seus ramos: é a Aliança Davídica, por hora cortada, pois não creram no Cristo de Deus, mas que em breve serão reenxertados (11.23).

4. Seus frutos: é a Nova Aliança, onde, logo após serem reenxertados (11.24), Israel dará seus frutos da redenção.


Porque a Igreja é o ramo do zambujeiro enxertado, por meio da fé (11.20), na Oliveira de Deus, devemos dar frutos. Se não dermos os devidos frutos, seremos cortados (11.22). Hoje é o tempo em que a igreja gera seus devidos frutos. Logo será arrebatada da terra. E seguirá o julgamento dos frutos. E seguirá, também, o começo dos valiosos frutos dos ramos naturais da Oliveira, o Israel crendo no Cristo de Deus.

24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.


Pr Erisvaldo Pinheiro Lima

Estudo ministrado na Igreja Santuário do Altíssimo

Maio de 2019


Fonte bibliográfica:

PENTECOST, J. Dwight, Th.D. Manual de Escatologia Uma análise detalhada dos eventos futuros. Editora Vida. Tradução: Carlos Osvaldo Cardoso Pinto


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...