domingo, 5 de abril de 2015

Escola de Profetas: O Evangelho segundo Lucas (7ª aula)




Escola de Profetas: O Evangelho segundo Lucas       (7ª aula)

Lucas é o único escritor gentio da Bíblia. Seus escritos (Evangelho + Atos) compreendem mais de um quarto do Novo Testamento. Sendo este evangelho o mais extenso livro, com 96 páginas (Mt tem 87). Era obreiro de Paulo (Cl 4.14, 2Tm 4.11, Fm 24, At 21.17). Por ser um pesquisador, temos no Evangelho de Lucas o mais rico relato da infância de Jesus (Lc 1-2).
Palestina-tempo-de-Jesus.jpg

O Evangelho segundo escreveu Lucas pode ser dividido assim:


  • O ministério de Cristo na Galiléia (4.14 - 9.50)

  • O ministério durante a viagem final à Jerusalém (9.51 - 19.27)

  • A semana da paixão (19.28 - 24.43)  






É o Evangelho dos marginalizados. Ilustres desconhecidos tem suas histórias registradas somente aqui: Zacarias, Isabel e Maria, Simeão e Ana, Zaqueu, as seguidoras de Jesus, os condenados crucificados ao lado de Jesus. 

A marca de Lucas pode ser percebida comparando estas bem aventuranças:

  • Mt 5 “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”
  • Lc 6 “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus”

Na bem aventurança descrita por Mateus, a ênfase é os pobres de espírito. Uma vez que o público de Mateus era de judeus, essa bem aventurança tinha a intenção de quebrar o orgulho judeu. No caso de Lucas, seu público era de marginalizados. O médico amado escreveu para pessoas discriminadas e humilhadas. Por isso, essas pobres pessoas eram consoladas por essa bem aventurança. Bem aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus. Mateus usou deles e Lucas usou vós. O público orgulhoso de espírito não pode herdar o Reino. Mas o público humilde e esquecido pelas pessoas, são lembradas pelo Senhor do Reino. Lembrados e herdam o Reino. É uma mensagem acalentadora.

O Evangelho de Lucas nos prova que aqueles que são esquecidos, são lembrados por Deus. Os marginalizados são honrados e colocados no caminho de nosso Senhor Jesus. Até mesmos os condenados na cruz, aqui ganham uma oportunidade. Sentenciados à morte, são convidados ao paraíso! 


Fontes de pesquisas:

  • O Ministério da Palavra de Deus - Watchman Nee -  Editora Clássicos 
  • Bíblia de Estudo Pentecostal - Editora CPAD 
  • Novo Dicionário Bíblico- Jhon Davis - Ed Hagnos

Bp Erisvaldo Pinheiro Lima
Comunidade Evangélica Arca da Aliança
Ministrado em Novembro de 2014