Santa Jerusalém, na visão do Apocalípse do Ap. João |
Bp Erisvaldo Pinheiro Lima.
Palavra ministrada na 11ª Convenção Ministerial dos Valentes.
Comunidade Evangélica Arca da Aliança.
Em 26 de Julho de 2014.
E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; Com a qual fornicaram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua fornicação. E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher... Apocalipse 17:1-3
E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. E tinha um grande e alto muro com doze portas... Apocalipse 21:9-12
A estrutura dos textos é semelhante. Nos dois textos, é descrito que um dos sete anjos que tinham as sete taças vem até João e o chama para mostrar uma mulher. Oro para que tenhamos, também, essa visão, nítida e clara, em nossos corações.
A primeira mulher é chamada de meretriz. Enquanto que a segunda é chamada de esposa.
A primeira é intitulada Grande Babilônia. A segunda, Santa Jerusalém.
Tudo na primeira está associada ao adjetivo grande. Tudo na segunda está associada ao adjetivo santa.
A primeira está relacionada com reis, homens e mercadores. Mas a segunda, é descrita como de Deus.
A visão predominante na primeira é a terra. Na segunda, o céu.
Na visão da primeira, João é levado ao deserto. Na segunda, ele é levado para um grande e alto monte.
A primeira é julgada e condenada. A segunda é medida e honrada!
Como se fossem opostos extremos, colocadas frente a frente para que o apóstolo pudesse ver o quanto uma se opõe a outra e o quanto começam iguais. O apóstolo João representa a Igreja, que no Novo Testamento é chamada de Noiva (Ef 5.25-32). É como se a Noiva estivesse a um passo de se tornar esposa ou meretriz!
Veja, querido leitor, dois princípios da Grande Babilônia, e permita que o Espírito te convença sobre o quanto é fácil a noiva virar meretriz:
Tijolos
Capacidade humana não te faz se aproximar de Deus. O único caminho para termos acesso ao Senhor ainda é o do Gólgota. Pela obra redentora de seu Filho. Lembre-se que o grande muro que rodeia a Santa Jerusalém é fabricado de jaspe, que não é fabricação humana, é natural, é divina!
Todas as vezes que achamos que estamos pertos de Deus pela nossa capacidade, também edificamos tijolos. Tenho voz bonita e afinada, então posso louvar, isso é tijolo! Tenho certa inteligência, posso pregar, e mais um tijolo edificado! Oh, amados, tudo que fazemos vem dEle e é por Ele e é para Ele!
Capas
A Bíblia dá grande ênfase ao primeiro pecado do povo de Deus na terra prometida. Semelhantemente, também, o primeiro pecado do povo de Deus na Igreja constituída. Acã desobedeceu às ordens e se apoderou dos despojos da batalha de Jericó, escondendo ouro, prata e uma capa babilônica. Ananias e Safira demonstrou a todos presentes que estavam doando tudo que tinham, mas estavam escondendo parte da doação.
Repare, querido leitor, que em ambos os casos o delito envolve duas atitudes de desobediência. A primeira atitude é a de esconder algo, a segunda é a de transmitir uma imagem que não é verdadeira. Acã em sua capa babilônica transmitia uma imagem de nobreza que ele não tinha, enquanto que o ouro e a prata estavam escondidos. Ananias e Safira, por sua vez, transmitia uma imagem de adoradores e doadores, enquanto que parte do ouro e da prata também estavam escondidos. O resultado em ambos os casos foi a morte! Adulteraram a santidade e transparência de Deus, e viraram meretrizes. Ser o que não é, ou passar uma imagem que não é verdadeira é a mesma coisa que usar capa, uma capa babilônica!
Agora veja, estimado leitor, dois princípios que tinha a Santa Jerusalém, e permita que o Espírito te convença sobre o quanto ele anseia que a noiva vire esposa:
Tinha a Glória de Deus
Do hebraico Kadob, que significa PESO. Observe que qualquer peso se dá pela medida do que é exercido do alto pela resistência do que está por baixo. De forma que se o que está em baixo for maior, não há peso medido. Assim é a Glória de Deus. Seu peso é exercido sobre a igreja, que deve corresponder à sua Glória, mas nunca deve ser maior do que o que vem do alto!
Sentir o peso da Glória do Senhor é algo sublime. Só não se esqueça que antes de sentir o peso da Glória, você deve sentir o peso da cruz! Junto do peso da Glória, o peso da responsabilidade, o peso da cobrança...
Tinha um grande e alto muro
O grande e alto muro é descrito com 12 portas, 12 anjos, 12 nomes das 12 tribos, 12 nomes dos 12 apóstolos e 12 fundamentos. Veja como a palavra do Senhor é misteriosa e intrigante: no início do livro do Apocalipse o número predominante é o 7. Vemos 7 cartas, 7 anjos, 7 taças... enquanto que no seu final o número que predomina é o 12. Repare que 7 é a soma de 3 e 4... e 12 é o produto de 3 e 4. Uma conta mais forte, mais intensa, a multiplicação. 3 é o número de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) e 4 o número da criação (4 ventos, 4 seres viventes, 4 estações). 12 então representa o próprio Deus sendo multiplicado à sua criação de forma intensa e eterna!
O foco na visão da Santa Jerusalém é no seu muro, pouco se fala de seu interior. O muro separa o que está dentro do que está fora. Será o lugar onde o mal não entrará. No jardim do Édem, o muro era Adão, que foi falho e permitiu que o mal entrasse. A Igreja é o Jardim do Rei, onde não há muro visível. O muro é você! Não podemos deixar o mal entrar!
No muro também há um anjo medidor, que usa como instrumento de medida uma cana de ouro. O ouro na Bíblia representa Deus, pelo seu brilho, pureza e alto valor. Para entrar por esses muros, devemos ser medidos pelo anjo medidor, com a medida do próprio Deus. Não podemos nos sentir confortáveis por sermos mais dedicados que um outro irmão, ou que fazemos mais que um ou outro. Na verdade, a medida é divina. Devemos medir nossa dedicação com a dedicação do próprio Deus, o que fazemos, com o que Ele fez...
O muro era adornado no seu interior com ouro, seus fundamentos com pedras preciosas e suas portas com pérolas. Uma definição incrível da Triunidade! O ouro representa a obra do Pai, com seu brilho, pureza e alto valor já mencionado. As pérolas representam a obra de Jesus Cristo, pois somente são retiradas pela morte de um marisco. E as pedras preciosas são uma representação do Espírito Santo... são 12 no total, são diferentes uma das outras, mas cada uma tem seu lugar e valor... da mesma forma o Espírito do Senhor opera em nós, produzindo um valor individual em cada um e para cada pessoa, um lugar distinto e diferente!
E por último, o muro tem dimensões iguais em altura, cumprimento e largura. Na Bíblia, somente um lugar tem essas dimensões, o Santo dos Santos, o Santíssimo Lugar, onde a Glória de Deus era manifestada. É este lugar que a Noiva poderá morar, no Santo dos Santos de Deus, onde não há janelas nem luz, mas que é iluminado pelo próprio Deus. Aleluia!
A igreja é a Noiva. Está a um passo de ser Esposa. Mas, se fabricar tijolos e usar capas, poderá virar meretriz! A Igreja está a um passo de ser a Santa Jerusalém, mas pode tomar um rumo errado e virar Grande Babilônia. Oh meu amado leitor, que esta visão esteja em nossos corações para que cada passo dado seja em direção à morada do Altíssimo, à Santa Jerusalém que descerá do céu! O espírito e a noiva dizem: vem. Maranata, ora vem Senhor Jesus!
Fontes de apoio:
Watchaman Nee - A Igreja Gloriosa- Editora Árvore da Vida
Aldery Nelson Rocha, D.D. - Bíblia Revelada Novo Testamento - Ômega