segunda-feira, 29 de julho de 2013

O rei Joás e a nossa dependência na intervenção divina


O rei Joás dependeu da intervenção do Senhor para chegar onde chegou.
Vendo, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda semente da casa de Judá.
Porém, Jeosebate, filha do rei, tomou a Joás, filho de Acazias, e tirou-o dentre os filhos do rei, (...) e escondeu de Atalia, de modo que não o matou.
E esteve com eles escondido na Casa de Deus seis anos; e Atalia reinou sobre a terra.
Porém, no sétimo ano, Joiada se esforçou e tomou consigo em aliança os chefes das centenas (...)
Então, tiraram para fora o filho do rei, e lhe puseram a coroa, e deram-lhe o testemunho, e o fizeram rei; e Joiada e seus filhos o ungiram e disseram: Viva o rei! (2Cr 22.10-12; 23.1-11; trecho)


Bp Erisvaldo Pinheiro Lima 
Palavra ministrada em 26/07/2013


A nação de Judá, o chamado reino do Sul, estava passando por um dos seus momentos mais difíceis até então. Os capítulos 22 e 23 de 2Crônicas revelam a história de como um menino de apenas sete anos é coroado rei. Isso depois de seu avô, o rei Jeorão, ter morrido sem deixar de si saudades, seu pai, o rei Acazias, reinar por apenas um ano. E sua avó, Atalia, mandar matar todos que poderiam ocupar o trono. O menino Joás estava nesta lista.

  • 1º Porém

Momentos difíceis do povo de Deus devem ser encarados de forma atenta. Na hora difícil deste povo, Deus escreveu um PORÉM! E a história começa mudar. No momento em que os planos de morte de Atalia apontavam para o menino Joás, Deus levanta Jeosebate e toma o menino e o esconde na casa de Deus. Lá ele ficou seguro.

Meu querido, quantas Jeosebate Deus também levantou em nossas vidas para nos levar para a segurança da sua Casa? Em momentos em que apenas a morte era a sequência lógica de nossa vida, Deus, em sua misericórdia, usa Jeosebate para nos fazer um convite, uma oração, votos e acabam nos encaminhando para a casa do Senhor. Se Deus não tivesse feito essa intervenção, qual seria nosso fim?

Está passando por momentos difíceis? A fórmula não mudou, vai para a casa do Senhor que lá você encontrará segurança. Fora do reino de Deus só há morte. Quando Deus escreve o PORÉM na vida de Joás, a morte perde força. Acredite que hoje Deus escreve um PORÉM na tua história também!

Essa Atalia, uma rainha reinando em Judá, não tinha esse direito. Governou Judá na base de conspirações. Essas Atalias de hoje também querem roubar o que é nosso. Atalias, hoje, também conspira contra você. Atalias quer o governo de sua casa, seu trabalho. Mas Deus vai mudar essa história, faça como Joás, esconde-se na casa de Deus. 

  • 2º Porém

Tudo errado em Judá. Era promessa de Deus ter um descendente de Davi no trono e Atalia não se enquadrava neste quesito. Como único descendente vivo, a promessa repousava no menino Joás. Então, ele se esconde na casa de Deus por sete longos anos. Parece um tempo demorado, parece que Deus se esqueceu da promessa, parece até que Deus não está vendo que Atalia está roubando o que era de Joás por direito... mas só parece. Pois, é aí que Deus escreveu o segundo PORÉM! Deus levanta Joiada para fazer alianças com os chefes das centenas de Judá. O objetivo destas alianças? Cumprir a promessa de Deus na vida de Joás. 

Querido, quando parecer que a promessa está demorando, continue se escondendo na Casa do Senhor, que Deus levantará os Joiada para fazer alianças para teu bem. Tudo aparentemente parado, mas, na verdade, Deus estava fazendo alianças para colocar Joás em lugares altos. Do esconderijo para o trono de Judá. Da morte eminente para a coroação de rei. Joás, o menino rei, representa tantos casos que vemos de pessoas que o diabo tenta colocar um ponto final, mas Deus escreve um PORÉM e a história muda. 

  • Qual é o mérito de Joás?

Ele era apenas um menino, não tinha capacidade, nem conhecimento, teve livramentos de morte, percas marcaram sua história, e o que o leva a ser coroado rei de Judá? Uma promessa de Deus! Deus também poderá te coroar, te colocando em lugares altos, mudando o rumo de sua história, não porque você mereça ou tenha méritos para isso, não, Ele poderá fazer tudo isso, porque sobre ti há uma promessa. A promessa de vida eterna.

Pense nisso...

Deus usou Jeosebate e Joiada e mudou o rumo da história de Joás. Uma intervenção que garantiu o cumprimento da promessa. Joás dependeu dessa intervenção, sozinho ele não conseguiria. Assim somos nós, querido leitor, dependentes dessa intervenção divina. Não conseguimos sozinhos não. Deus vai fazer quantas intervenções forem necessárias na sua história, mas a promessa vai se cumprir.


Que a proteção do Senhor Jesus esteja em tua vida,

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...