|
Assim, se acabou toda obra que Salomão fez para a Casa do SENHOR; então, trouxe Salomão as coisas consagradas de Davi, seu pai; a prata, e o ouro, e todos os utensílios, e pô-los entre os tesouros da Casa de Deus.
2 Crônicas 5:1 |
Bp Erisvaldo Pinheiro Lima
Palavra ministrado em 07/07/2013
No relato bíblico do livro de Crônicas há uma especial descrição do
Templo de Salomão, uma suntuosa construção que durou cerca de sete anos. Os números impressionam: 153.600 homens trabalharam nesta construção; somente os custos dos trabalhadores que o rei Hirão enviou a Salomão ultrapassam a casa dos 18 milhões em produtos como o trigo malhado, a cevada, o vinho e o azeite; o Santíssimo Lugar fora forrado com outro fino, do peso de 600 talentos, que equivalem a 21 toneladas, totalizando mais de 40 milhões em dólares atuais; até mesmo cada prego que fora usado no Santíssimo Lugar pesava 50 ciclos, correspondente a seiscentos gramas, dando um total de $ 1.631,00 cada prego! os tanques no Altar de sacrifícios, aqui chamados de mar de fundição, cada um, de dez no total, suportava 800 litros de água, que eram diariamente trocadas para as adorações cerimoniais. Realmente uma casa magnífica feita para sacrifícios a um Deus magnífico.
Aprouve o Senhor, cuja morada construída por mãos humanas não poderia conter e abrigar sua glória (At 17.24), inspirar o escritor de Crônicas para nos deixar um rico relato com os detalhes da construção deste grande templo. Um templo cujo seus detalhes aponta para uma obra do Senhor ainda mais magnífica, o templo de Cristo! Afirmamos isso por pelo menos três motivos. Primeiro, apesar de carregar o nome de templo de Salomão, a glória desta grande obra não poderia ser dada ao sábio rei, foi Deus quem lhe deu sabedoria. A inspiração dos detalhes do templo veio do Senhor. Segundo, note a semelhança, que não pode ser acaso, entre o preparo que o rei Davi teve em deixar tudo pronto para que seu filho edificasse o templo, e o preparo que Deus Pai deixou para que seu filho Jesus edificasse sua igreja. Lembre-se que o templo de Salomão fora edificado no Monte Moriá, mesmo local onde Deus proveu o sacrifício para Abraão quando foi provado e ofereceu seu filho unigênito (Hb 11.17) E, por último, os detalhes da construção deste templo nos transmite profundos ensinamentos.
É sobre cinco destes detalhes do magnífico templo, querido leitor, que vamos meditar e relacioná-los com o templo de Cristo. Uma mensagem que terá efeito sobre aqueles que são templo do Espírito (1Co 3.16) e corpo de Cristo (1Co 12.27). Medite, e deixe o Espírito de Sabedoria falar contigo: