terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Por fora bem, mas por dentro...


"FORA, me desfilhou a espada, DENTRO de mim está a morte." (Lamentações 1.20b)



      Esta lamentação de Jeremias reflete uma realidade muito comum nos dias de hoje. Por fora uma situação, mas por dentro outra bem diferente. Por fora, tudo bem. mas por dentro, só Deus sabe.
Este trecho retirado do livro de Lamentações fora escrito por quem sabe que sentimento é esse. Servir a um Deus forte e poderoso, e ver ao seu redor dores e destruição. Jeremias lamenta a ruína da santa cidade de Deus.
      O profeta permaneceu na cidade destruída, e viu os inimigos passarem por suas portas e acusá-la. "A grande cidade de Deus, que habita o templo do Senhor, agora reduzida a cinzas". "Onde está o Deus dessa cidade". "Que Deus é esse que poderia permitir tudo isso". Estas acusações poderiam ser muito comum nos dias de exílio de Jerusalém. Pior que as ruínas são as acusações. É lamentável imaginar a cidade do rei destruída, mas é ainda pior imaginar os inimigos se aproveitarem dessa situação e usar a própria boca para o menosprezo e humilhação. Você conhece alguém que já passou por isso, que esteve na pior e ainda sofreu acusações insanas! 


      Como defesa, alguns usam uma imagem forte por fora, mas por dentro há uma fraqueza recorrente. Por fora uma alegria, mas por dentro uma tristeza que amedronta. Por fora, tudo vai bem, mas por dentro, uma necessidade enorme de ver mudanças ou resultados. Por fora uma coisa, mas por dentro...
      Mas o livro das lamentações, também é o livro das restaurações e da esperança!
     Cada capítulo deste belo livro contem 22 versículos cada (exceto o cap 3,que tem 22 x 3). Vinte dois é a quantidade de letras do alfabeto hebraico. Isso sugere que a lamentação por mais triste que seja tem hora para terminar. Os prantos e gemidos não são intermináveis. Os lamentos chegam ao fim. Aleluia.
     E no último capítulo do livro, Jeremias pede que Deus restaure o povo ao favor divino. O lamento dá lugar à restauração. O lamento dá lugar à esperança.
     No quinto capítulo percebe uma mudança na fala do profeta. É o capítulo da mudança. Você pode estar vivendo um capítulo lamentável na sua história. Você pode até passar uma imagem positiva por fora, e por dentro só você e Deus sabe o que tem sentido. Mas, acredite que lamentações tem hora certa para terminar.    
     Acredite que lamentações são seguidas pelo quinto e novo capítulo da restauração e da esperança.
     E quando esse novo e esperançoso capítulo chega, podemos dizer: "Por fora estou bem, mas por dentro estou melhor ainda!

Paz da parte dAquele que nos restaura,
Bp Erisvaldo (ministrado em 25/11/2012)

3 comentários:

  1. kamilasuellen94@hotmail.com5 de março de 2013 às 14:28

    Mensagem profunda,que Deus restaure muitas vidas e transforme as aparencias em alegria... A alegria do Senhor e a nossa força!!!

    ResponderExcluir
  2. Paz amada... forte isso, transformar aparencias em alegria! Seja uma realidade em nossas vidas.
    Paz esteja contigo

    ResponderExcluir

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...