"FORA, me desfilhou a espada, DENTRO de mim está a morte." (Lamentações 1.20b) |
Esta lamentação de Jeremias reflete uma realidade muito comum nos dias de hoje. Por fora uma situação, mas por dentro outra bem diferente. Por fora, tudo bem. mas por dentro, só Deus sabe.
Este trecho retirado do livro de Lamentações fora escrito por quem sabe que sentimento é esse. Servir a um Deus forte e poderoso, e ver ao seu redor dores e destruição. Jeremias lamenta a ruína da santa cidade de Deus.
O profeta permaneceu na cidade destruída, e viu os inimigos passarem por suas portas e acusá-la. "A grande cidade de Deus, que habita o templo do Senhor, agora reduzida a cinzas". "Onde está o Deus dessa cidade". "Que Deus é esse que poderia permitir tudo isso". Estas acusações poderiam ser muito comum nos dias de exílio de Jerusalém. Pior que as ruínas são as acusações. É lamentável imaginar a cidade do rei destruída, mas é ainda pior imaginar os inimigos se aproveitarem dessa situação e usar a própria boca para o menosprezo e humilhação. Você conhece alguém que já passou por isso, que esteve na pior e ainda sofreu acusações insanas!