quarta-feira, 11 de março de 2020

3 qualificações pastorais (Nm 27)



3 qualificações pastorais (Nm 27)

• Pastor é aquele que leva causas perante o Senhor.

Um grupo de irmãs órfãs procurou Moisés. Elas estavam excluídas da herança de seu pai. As irmãs pedem ao líder de Israel que essa situação fosse revista. Moisés leva essa causa perante o Senhor. Ele não toma uma decisão antes de consultar a vontade de seu Deus. O pastor não deve inventar moda. Antes, deve levar as mais variadas causas perante seu Senhor, que o escuta.

• Pastor é aquele que se preocupa mais com seu povo do que com sua posição

Na sequência do texto, Deus revela que o tempo de liderança de Moisés havia chegado ao fim. A única liderança perpétua é a de Cristo. Diante dessa revelação, Moisés libera uma oração sublime. Ele pede q seja levantado um líder para que Israel não seja como ovelhas dispersas sem um pastor. Sua preocupação não é por seu cargo ou posição. Pelo contrário, Moisés coloca sua oração para que seu povo continue com uma forte liderança mesmo sem a presença dele. Que o Espírito nos sopre isso.

• Pastor é aquele ‘homem em quem há o Espírito’

Deus atende a oração de Moisés. Israel não ficaria sem um pastor. O escolhido por Deus para pastorear a congregação foi Josué. Deus explica sua escolha descrevendo o novo pastor como ‘homem em quem há o Espírito’. Josué era apenas homem. Mas era cheio do Espírito do Senhor. Deus continua a levantar pessoas para o serviço pastoral. Meros homens. Nenhum super homem é chamado. São apenas homens. Mas cheios do Espírito. Amém.


Erisvaldo Pinheiro Lima
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...