segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Tessalonicenses, a igreja exemplo para todos os fiéis

(antes de tudo, recomendo oração e leitura de 1 Tessalonicenses 1.1-10) 

 A igreja dos tessalonicenses foi fundada na segunda viagem missionária do apóstolo Paulo. Por um breve espaço de tempo, o apóstolo semeou a palavra no coração dos tessalonicenses e teve que fugir dali devido à intensa perseguição por parte dos judeus. Chegando em Beréia, encontrou um grupo de irmãos que recebem com disposição de ouvi-lo, porém, os judeus de Tessalônica foram até ali e continuaram a perseguição, obrigando Paulo fugir para Atenas. Foi então que o Apóstolo dos gentios enviou o jovem Timóteo para buscar notícias dos tessalonicenses. Indo para Corinto, Timóteo encontra Paulo com boas notícias dos irmãos. A sementes germinou. Os tessalonicenses cuidaram bem da semente, mesmo com a distância do seu semeador. Cheio de alegria, o apóstolo Paulo resolve escrever uma carta aos tessalonicenses. 

Paulo expressa que, mediante o relato recebido de Timóteo, aqueles irmãos foram feitos imitadores do próprio Paulo, do Senhor e, por fim, das igrejas de Deus. Devemos observar que a expressão “foram feitos” nos remete uma ação externa. Não foi eles que fizeram isso. Foi alguém que fez isso com eles. Deus fez os tessalonicenses serem imitadores. Uma ação divina ocorreu no interior daquela congregação. Oro ao Senhor, que o Espírito promova uma ação semelhante em nosso meio. Que sejamos feitos imitadores. 

 Paulo explica que os irmãos se tornaram imitadores quando receberam a palavra em meio à tribulação e ainda assim, com gozo do Espírito. Precisamos aprender que as perseguições que sofremos são como participação no sofrimento de Cristo. Por isso, nosso bem estar não pode estar ancorado neste mundo. Se assim for, estamos dependendo das circunstâncias para nos alegrarmos. Nossa alegria precisa estar ancorada no trono da graça do Senhor. Na fonte de suas águas que geram frutos por onde passa. 

 A palavra imitadores vem do grego MIMETAI, e tem sua origem no vocálico MIMOS, que significa ator, como alguém que representa outro. Uma cópia do outro. Assim como o ator não é personagem em si, mas sua interpretação faz com que as pessoas vejam o personagem no ator. Precisamos exercer isso. Não seremos como Cristo, mas podemos interpretá-lo de modo que as pessoas vejam Cristo em nós. 

 Um pouco mais adiante, em 2.14, Paulo ainda explica que os tessalonicenses são imitadores das igrejas de Deus, pois participam de semelhante perseguição dos próprios concidadãos. Fazendo referência à primeira igreja, a de Jerusalém, vemos aqui o maior elogio de uma igreja local. Ser semelhante à primeira igreja. 

 Por ser uma igreja imitadora, Paulo lista, pelo menos, cinco motivos que fazem dos tessalonicenses um exemplo para todos os fiéis (v.7) 

 Por vós soou a palavra do Senhor (v.8) 
A palavra semeada encontrou um solo fértil. Por eles, a palavra soou para todos os lados. Não ficou presa entre eles. 

 A vossa fé para com Deus se espalhou (v.8) 
A fé se espalhou junto com a palavra. Antes de alcançar um coração, a palavra ministrada precisa de fé para com Deus de quem ministra. Não é fé em si mesmo, mas uma fé dependente e confiante no Senhor da palavra. 

Eles mesmos anunciaram (v.9) 
Os que receberam a palavra anunciaram os feitos dos tessalonicenses. Isso fala de testemunho. Ninguém testifica de si mesmo. Mas precisamos do testemunho dos humildes servos do Senhor. 

Dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir (v.9) 
A transformação levou os irmãos ao serviço. Mudanças são acompanhadas de disponibilidade de servir à obra do Reino. 

Esperar dos céus a seu Filho (v.10) 
Era cultivado uma viva esperança na volta do Filho de Deus. Seus olhos estavam voltados para os céus. Acredito que Deus ainda faz imitadores. 

Creio que Deus ainda escolhe locais para selar o seu MIMETAI, levantando pessoas para interpretar Cristo nesse palco da vida. Acredito também que quanto mais próximos chegarmos àquele dia, mais imitadores seremos da primeira igreja. Inclusive nas perseguições. 

Que nosso gozo esteja no nosso bondoso Senhor. Por isso, oro para que o Santo Espírito faça soar através de nós sua Santa Palavra. Que nossa fé se espalhe por cada esquina de nossa cidade, que isso seja notório entre os humildes servos do Senhor. Que possamos ser moldados para o serviço da obra do Reino. Cada dia, uma mudança. Cada mudança, uma sede em servir a Deus e ao nosso próximo. Que nossos olhos não estejam neste mundo, e sim, nos céus, de onde virá nosso Galardoador. Maranata!

 Erisvaldo Pinheiro Lima 
Ministrado em Agosto de 2021, na Igreja Santuário do Altíssimo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...