segunda-feira, 13 de maio de 2013

Fidelidade na caminhada e a porção dobrada de Eliseu

Em sua caminhada, Eliseu passou por Gilgal, Betel, Jericó e Jordão. Quatro grandes ensinamentos para nossas vidas.
"Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim".

















     Nos momentos finais e iniciais das jornadas proféticas de Elias e Eliseu, a palavra do Senhor nos concede um profundo ensinamento. Neste texto, os profetas passaram por Gilgal, Betel, Jericó e Jordão. Quatro lugares, quatro testes, quatro ensinamentos de fidelidade na caminhada e consequente porção espiritual dobrada.

Gilgal


O teste da fidelidade espiritual de Eliseu começa em Gilgal. Aqui, o jovem profeta é testado para não permanecer, não seguir adiante. Para entendermos o significado espiritual para os dias de hoje, devemos lembrar que Gilgal é mencionado pela primeira vez na Bíblia no livro de Josué (5.9), como local escolhido por Deus para a nova geração de israelitas serem circuncidados. Gilgal significa "removido". Então, Gilgal é o local onde a carne deve ser tratada. Onde o pecado deve ser removido. Neste primeiro teste de Eliseu, sua carne deveria ser tratada. Se queremos viver lado a lado com o Espírito do Senhor, nossa carne deve ser tratada, suas concupiscências devem ser removidas. Nestes quatro estágios da caminhada cristã, muitos ficam apenas neste primeiro. A Palavra diz que o que é nascido da carne é carne, e Eliseu passa no teste da carne, vence a carne e sua jornada espiritual prossegue.

Betel



Esta cidade é mencionada pela primeira vez na Bíblia como o local onde Abraão edificou um altar, como local para comunicação com Deus. Depois de passar em Betel, Abraão desce ao Egito, e lá ele não edifica altar e passa por várias tormentas que o faz voltar a Betel. No Egito (mundo) não tem altar, não tem comunicação com Deus. Este segundo teste de Eliseu ensina que devemos vencer o mundo, sair do mundo, não ficar "mais ou menos" na igreja e "mais ou menos" no mundo. Para avançarmos na jornada espiritual, devemos passar nos testes em que o mundo vai nos oferecer. Não podemos deixar que o mundo nos contamine ou nos influencie. Eliseu passa por Betel e enfrenta um tipo de teste interessante, nosso profeta é recebido por vários outros profetas querendo lhe dar uma notícia ruim, onde percebemos um contentamento em noticiar algo ruim. Mas neste teste, Eliseu estava debaixo da revelação de Deus, seguindo a direção do seu líder. Observe que a revelação de qual seria a próxima cidade a ir era dada a Elias (o líder), cabendo a Eliseu (o liderado) obedecer e confiar no direcionamento que seu líder tivera da parte de Deus. Muitos não passam no teste de Betel por não respeitarem esta hierarquia espiritual, atropelam o direcionamento do líder e passam por momentos de tormentas. Lembre-se que em nossa jornada espiritual, também passaremos por Betel, onde seremos testados a vencer o mundo e confiarmos na nossa liderança, um teste onde nossa comunicação com Deus vai diferenciar seu resultado.

Jericó


O livro de Josué (6.26) declara que será maldito o homem em que edificar novamente a Jericó. Nesta cidade-país, o povo de Deus teve que lutar contra os inimigos cananeus pela promessa de Deus. Hoje, também temos que lutar contra as hostes malignas que tentam impedir de alcançarmos as promessas divinas. O terceiro teste na jornada de Eliseu nos ensina que devemos vencer o inimigo de nossas almas, deixando claro que deveremos vencer não somente a carne e o mundo, mas também o diabo e seus anjos caídos que se opõem contra o sucesso de nossa jornada.

Jordão


O rio Jordão é o lugar dos grandes acontecimentos. Foi o local onde Josué passou em seco com o povo rumo à terra prometida, foi local onde o rei Davi escolheu para ser recebido pelo povo judeu em seu regresso ao trono, foi local onde João Batista batizou nosso Senhor Jesus. E aqui, ainda foi o local onde o profeta Elias foi arrebatado numa carruagem de fogo! 
Foi somente no Jordão que Elias perguntou a Eliseu pede-me o que queres que te faça. Entenda que esta pergunta somente aconteceu depois dos profetas passarem em Gilgal, Betel e Jericó. Como numa sequência de degraus espirituais onde a recompensa somente veio depois em que a carne foi tratada, o mundo foi deixado para traz e o inimigo fora derrotado. E aí sim, depois destes testes, a pergunta recompensadora ao profeta. A fidelidade fora recompensada com a porção dobrada!

Pense nisso...

   
E com esta porção dobrada, Eliseu realizou grandes acontecimentos: as águas do Jordão se abriram, salvou três reis, aumentou o azeite da viúva, concedeu um filho à sunamita, retirou a morte que havia na panela, fez vinte pães satisfazerem a cem homens, curou a lepra de Naamã, fez flutuar o ferro de um machado, adivinhou os conselhos do rei da Síria, profetizou abundância em Samaria arruinada, e até seus ossos reviveu um homem! Muitos querem a porção dobrada e serem usados pelo Senhor, mas antes disso tudo, Eliseu passou por vários testes. Quando estiveres sendo testado, saiba que o Senhor quer te usar depois de cada teste. Vença a carne, o mundo e o maligno, vença pelo sangue do Cordeiro, pois o Senhor precisa levantar homens como Eliseu para realizar sua vontade divina. Seja fiel na caminhada, como foi Eliseu, vença cada teste, e receba a porção dobrada da parte de Deus!


Que a paz do Altíssimo repouse sobre ti,
Bp Erisvaldo Pinheiro (ministrado em maio de 2013)
Fonte de apoio: Watchman Nee, quatro estágios importantes na jornada da vida.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...