quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Batalha espiritual: o perigo da casa vazia

Se a casa estiver vazia, o inimigo voltará com mais sete mais forte que ele.



Passamos por algumas semanas onde a grande maioria dos irmãos de nossa igreja local passavam por algum tipo de enfermidade ou problemas específicos de tal forma que ficavam impossibilitados de cultuarem. Cultuamos por algumas semanas com apenas dez por cento dos membros. Em oração e busca, o Espírito do Senhor nos alertou que a origem dos diferentes problemas eram de ordem espiritual.

Entramos numa batalha espiritual, com jejum e oração redobrados. E num dos momentos de busca o Espírito Santo nos direcionou para ministrarmos a mensagem Batalha Espiritual: organização do Império das trevas (confira aqui). Para Glória do Senhor, percebemos uma significativa mudança no andamento de nossa igreja local, com curas, livramentos, retorno de membros que estavam afastados, e com pessoas aceitando Jesus como Senhor e Salvador.

Acredito que vários demônios têm sofrido derrotas e fugindo da nossa presença. Mesmo, com a significativa mudança, o sinal de alerta continuava ligado. Um sentimento de que a luta ainda estava sendo travada. As orações e jejuns continuaram. E, mais uma vez, o Senhor nos direcionou à sua Palavra, desta vez em Mt 12.43-45a.

“E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então, diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali...”
(Mt 12.43-45a)

O texto sagrado ensina que um certo demônio saiu de um homem, que o chama de “casa”. Esta casa pode significar nosso coração, nossa vida, ou até mesmo, nossa casa familiar, ou ainda, nossa casa de oração.

Depois de ter saído do homem, o espírito imundo busca repouso. Isso sugere um cansaço, que pode ser oriundo da luta que perdeu, onde colocou sua força e energia, mas, saiu derrotado em busca do repouso, que não é encontrado

O texto também ensina que o demônio derrotado anda em lugares áridos. Isso sugeri uma chacota ou cobrança por parte de seus superiores.

Tudo isso o leva a voltar para sua antiga casa e tentar o êxito. Para isso, ele chama mais outros sete demônios mais forte do que ele. Afinal, ele sozinho não foi capaz.

Aqui há um detalhe importante. Mesmo voltando, o demônio não pode simplesmente entrar na casa. Há uma regra espiritual, fruto da obra no Calvário, que impede a entrada do demônio derrotado em sua antiga casa. A não ser que a casa esteja vazia, varrida e adornada!

  • ·         Casa vazia


Casa vazia aponta para uma casa em que há moradores. Não se trata de uma casa abandonada, e sim, de uma casa que ficou vazia por algum momento ou ocasião.

A “casa” não pode ficar vazia! Nem por um instante sequer, a “casa” não deve ficar vazia. Você pode olhar para sua “casa” e dizer, “mas meu coração nunca fica vazio, Jesus mora dentro dele”. Mas a questão é, naquela hora do jogo, da novela, dos canais da tv por assinatura, nas horas de internet na madrugada, no horário do intervalo da escola, no trânsito louco dos horários de pico, na hora calúnia e afronta, nos momentos em que nossa força é levada além do nosso limite... Jesus realmente fica dentro da “casa”, ou o colocamos para fora com o nosso jeitão e reações! Temos a mania de resolver do nosso jeito, mas se Jesus realmente estiver na “casa” é Ele que governa. Nossas reações serão governadas por Ele. Procure lembrar, querido leitor, se suas reações foram governadas pela sua carne ou por Jesus? A resposta lhe dirá se alguma vez sua “casa” ficou vazia!


  • ·         Casa varrida


É certo que uma casa varrida não garante limpeza. O trabalho de limpeza completo é varrer e lavar! Varrer é apenas parte do processo.

Numa “casa” varrida houve uma tentativa de limpeza, iniciou-se uma limpeza, mas, não foi concluída. E o que tem de gente que começa um propósito diante do Senhor e não termina. Começa uma purificação e não vai até o fim. Faz votos e não cumpre. É dizimista, mas não é ofertante, ou é ofertante, mas, não dizimista. Busca o Senhor na igreja, mas não busca no trabalho. Adora com louvor na igreja, e pragueja em casa. Se entrega, quase, totalmente ao Senhor... começa uma limpeza... faz uma varrida...

Meu querido, a limpeza em nossa “casa” deve ser completa! Não se conforme com apenas uma varrida, hoje, é tempo em que o Espírito Santo derrama das águas que fluem do Trono de Deus, necessárias para que a limpeza seja completa em seu coração. Aleluia!

  • ·         Casa adornada


Adornar significa enfeitar ou embelezar. Veja que a “casa” não está uma bagunça. Pelo contrário, está adornada! Mas, enfeites e embelezamentos não assustam os espíritos imundos. Os demônios não têm medo de vestidos novos parcelados no cartão de crédito a perder de vista de tão caros, nem do terno lindo de risca de giz, muito menos das maquiagens que combinam com sua roupa, ou do desenho da sua barba que você ficou longos minutos na frente do espelho... o diabo não tem medo de “casas” adornadas. Ele tem medo e estremece é de um fiel que dobra seus calejados joelhos e invocam o Nome Santo do Senhor!

Lembre-se querido, que se a “casa” estiver vazia, varrida e adornada o espírito imundo que foi uma vez expulso poderá voltar e entrar nela novamente. E desta vez, acompanhado com outro sete mais imundos do que ele. É muita imundície para dentro de uma “casa”!

Existem, pelo menos, três tipos de portas por onde esses imundos espíritos entram:

1    1- O pecado


O pecado abre portas enormes na “casa” para a entrada de espíritos imundos. Em sua pior consequência, existem os pecados de comissão. No livro dos Atos dos Apóstolos (cap. 5), vemos a história de um casal que vende uma propriedade para ofertar o valor integral para a igreja (uma decisão do casal), mas, uma motivação gananciosa os levam a retirarem parte do valor para si. Um pecado premeditado, que os levam à morte!

Em Gálatas (cap. 5) lista as obras da carne. Repare na lista, pecados como feitiçaria estão lado a lado com inimizades! Você, como crente em Jesus, pode não estar praticando feitiçaria ultimamente, mas, será que você não tem tido inimizade com alguém? Amar quem nos ama é fácil, o desafio é amar nossos inimigos. O pecado premeditado abre portas para atuação maligna em nossas vidas. Pode ter perdão por parte do Senhor, mas pode, também, ter consequências terríveis. Não vale a pena.

2    2- Lembranças da infância


Memórias podem ser uma porta aberta para ação maléfica na vida do crente. Situações não resolvidas, lembranças de dor, traumas, pensamentos angustiantes que quando surgem pode mudar um dia inteiro de uma pessoa. O Senhor lança todo o nosso passado no mar do esquecimento, Ele não se lembra de nossos pecados confessos. Devemos buscar no Senhor, fazermos o mesmo. Clamar que o Senhor nos direcione a lançarmos o nosso passado no lugar que lhe é devido, no passado mesmo. Clamar para que sejamos curados de toda lembrança de infância.

      3- Maldição hereditária


Lidando com reestruturação de famílias há alguns anos, percebo que situações adversas se repetem no histórico familiar. No meu caso, por exemplo, meus bisavôs paternos tinham um histórico de machismo e infidelidade conjugal, e consequente geração de filhos fora do casamento. Essa situação se repetiu com meu avô paterno. Igualmente se repetiu com meu pai. E meus irmãos mais velhos ainda viveram esse quadro.

Quando meu casamento ficou em ruínas... acredito que eu iria viver esta mesma situação. Mas, foi quando reconheci Jesus como meu suficiente Senhor e Salvador. E a maldição hereditária foi quebrada pelo Sangue do Cordeiro. Não somente na minha vida, como também na vida de meus irmãos. Que também se renderam ao Senhor. E, hoje, um deles, para glória do Senhor, é evangelista e líder dos casais da igreja.

Maldições hereditárias são situações maléficas que se repetem de geração em geração. Também podem se tornar portas abertas para ação maligna. Mas não são páreas para o Sangue de Jesus!

Querido, cada pessoa é responsável pela sua “casa”. Jamais poderá ficar vazia, deve ser sempre cheia... de Jesus!
Assim, você poderá sempre, e cada vez mais, encher sua “casa”. Atitude que garante sempre a vitória diante dos oito imundos que estão em nosso derredor! Permita que Espírito Santo encha sua “casa” com:


·         Fruto do Espírito


Na carta paulina escrita aos Gálatas, vemos a lista do fruto do Espírito. Um total de nove frutos que é chamado de apenas fruto (no singular mesmo), indicando que um está associado ao outro, um é relacionado ao outro de forma que são indissociáveis. Uma "casa" cheia dos noves frutos do Espírito impedirá que portas se abram para o mal. Com os noves frutos a "casa" jamais estará vazia.

     O segredo para ter o fruto do Espírito, pode ser encontrado na parábola da videira, quando nosso Mestre declarou:
      
"Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim" (Jo 15.4)  
      Somente poderemos ter o fruto do Espírito se permanecermos em Cristo. Gosto desta palavra, permanecer, pois, vejo que muitos se aproximam de Deus quando estão com problemas, alguns até ficam certo tempo no caminho... mas o segredo de ter fruto é permanecer!
   
      A palavra permanecer está associada a obedecer a Cristo, veja:
"Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão..."
(João 15:10)

 Poder do Espírito



Em batalhas espirituais devemos encher nossa "casa" do poder do Espírito. Jesus declarou que:

"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês"
(Atos 1:8)

O poder do Espírito Santo é manifestado em nós através de seus dons. Na carta paulina escrita aos Coríntios, vemos no décimo segundo capítulo uma lista de nove dons do Espírito. 

Procure, com zelo, os dons do Espírito. Recomendo para a batalha espiritual os dois citados no capítulo 14, versículo 4, pois estão associados à edificação. O primeiro edifica a "casa", e o segundo, a igreja:

"Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja"
(1 Coríntios 14:4)

Esta "casa" edificada com estes dons, cheia do poder do Espírito não deixará nenhuma porta aberta para ação maléfica. Permaneça em Cristo e prepare-se para as lutas diárias que um fiel enfrenta. Vencemos uma batalha. Sabemos que virão outras. Mas, a vitória final é garantida, basta nunca deixarmos a "casa" ficar vazia!



Que o fruto e o poder do Espírito preencham sua "casa",
Bp Erisvaldo Pinheiro (ministrado em 22 de setembro de 2013)

4 comentários:

  1. Muito boa essa explicação, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. Coisa linda jesus aprende todos os dia muito bom

    ResponderExcluir
  3. Amémm, Que Deus te abençoe muito, essa Palavra foi gloriosa e falou muito comigo.

    ResponderExcluir

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...