segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Os restos de Deus

Os restos de Deus
Os restos de Deus

Embora a palavra resto signifique aquilo que sobrou, e isso num sentido negativo, também significa o que ficou de um todo tendo sido retirado uma parte. É o que permanece do todo, o remanescente. E é nesse segundo sentido que a Bíblia emprega esse termo.


Em Romanos 11.5, o apóstolo Paulo diz que ficou um resto em seu tempo. A qualificação deste resto é que são segundo a eleição da graça. Enfatiza que não foram eleitos pelas obras, e sim, pela graça, pois de outro modo, a graça já não seria graça. Fala do povo de Paulo, seus compatriotas. O apóstolo ensina que a salvação não viria para a totalidade de Israel, mas para uma pequena parte eleita de Israel, que crer no Cristo de Deus. Um resto que encontrou o caminho da graça, mediante a fé. 


Aqueles que são chamados de resto no tempo de Paulo, são os mesmos dos nossos dias. É o resto agraciado pela força graciosa do Senhor. São sustentados pela graça de Deus. Embora exerçam a obra com alegria e dedicação, sabem que somente tocam na obra por causa da graça que o resgatou. Enquanto uma maioria religiosa despreza fundamentos básicos, um remanescente ainda vive o evangelho. Vive pela graça. É um resto que foi eleito pela graça. Graças damos, pois, a Deus por sua graça, pois onde abundou o pecado, superabundou a graça (Rm 5.20). Um resto que sabe que se sair do caminho da graça, deixa de ser resto e se torna maioria. Um resto que tem sua fé combatida, mas que ainda prevalece sua fé. Ante tudo e todos, não negocia sua fé. 


O comparativo que Paulo usou foi o resto dos dias de Elias. Em 1Rs 19 vemos que são aqueles que não se dobraram diante de Baal. São alvos da fúria e perseguição de Jezabel. São os que foram guardados por e para Deus. São a boa notícia para cura do profeta entristecido. Foi o motivo usado por Deus para retirar o profeta da caverna. São verdadeiramente os que sustentam o ofício profético de Elias.


Precisamos de um resto assim nos dias de hoje. Um resto que não se dobra diante da influência do Deus deste século. Suportam as perseguições, pois sabem que são guardados pelo Senhor e são de fato propriedades do Senhor. Um resto que leva cura para pessoas trancafiadas nas cavernas do isolamento. Um resto que não aparece tanto, mas que são fontes de ajuda para o Reino de Deus.


Destacamos ainda outros três momentos em que esse resto é mencionado e assim, podemos mergulhar mais fundo no cuidado e exigência de Deus para seu resto:


  • O resto dos dias de Ezequiel (Ez 9)

Na visão do profeta, um anjo tinteiro marca alguns homens. Os que são marcados são poupados do juízo exercido por outros sete anjos. O critério para ser marcado, e consequentemente poupado, é fazer parte de um seleto grupo de homens. São homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio de Jerusalém. 


Esses homens, incluindo o profeta, são o resto. São homens poupados. São homens marcados.  Suas entranhas se contorcem mediante todas as abominações cometidas em sua cidade. Eles não são contados com os tais que cometem, são os que estão fora. Não são como a maioria entregues às iniquidades. São um resto. São exceção. Se uma casa inteira caiu na normalidade do pecado, ali há um resto que suspira e geme. Ele é diferente. Quem olha pra ele sabe que ele não faz o mesmo que a maioria faz. É luz num tempo de trevas. Escarnecido pelo grupo, mas procurado pelo grupo em tempos de crises existenciais. É o resto que sonha em ver sua cidade com outros comportamentos. São intercessores locais. Por isso, poupados!


  • O resto nos dias de Jeremias (Jr 23)

Na exortação do profeta, os pastores são confrontados e as ovelhas, consoladas. O resto são as ovelhas. São chamadas de minhas ovelhas pelo seu Senhor. Embora cuidadas por pastores, mas pertencentes ao único Deus. Esse resto sofreu na mão de pastores. Seus líderes causaram destruição e dispersão. São ovelhas que foram afugentadas e não procuradas. Foi um resto deixado de lado. É a ovelha que foi útil enquanto gerou a tenra lã. Querida enquanto produzia. Quando a produção cessou, seu valor diminuiu. 


Mas Deus viu a dor desse resto. A promessa é que serão recolhidas pelo próprio Deus. Serão recolocadas no aprisco, no local onde há alimento abundante. A promessa vai além. O resto vai gerar frutos e se multiplicarão. As ovelhas serão curadas para continuar gerando. Os pastores fraudulentos serão destituídos e outros serão colocados no pastoreio. E o resto das ovelhas serão apascentadas em segurança. O cuidado de Deus é que esse resto nunca mais tema, nem se assombre. Essas ovelhas feridas não ficarão para trás. Nenhuma!


  • O resto nos dias de Zacarias (Zc 8)

Usando o profeta, Deus libera fortes promessas para o resto de seu povo. O local de morada desse resto será também o local de morada do próprio Senhor. Verdade e santidade serão visíveis na cidade desse resto. A benção do Senhor alcançará todos, dos idosos de muita idade às crianças que brincarão nas ruas. A visão de coisas maravilhosas de Deus será também colocada nos olhos do resto. 


No meio das fortes promessas, a palavra de Deus rompe com uma ordem de esforço. “Esforcem-se as mãos de todos vós”. O resto deve continuar se esforçando. O resto não pode parar de fazer o que o qualificou como resto. O resto deve se esforçar para continuar fazendo o que é necessário para preparação de sua cidade para morada de seu Deus. 


A promessa de Deus é que a semente prospere, a vide dê o seu fruto, a terra gere sua novidade, e dos céus caiam o orvalho. O no ápice da promessa. Deus diz que o resto herdará tudo isso. 


A herança é para o resto de Deus. É uma herança inimaginável. Preparada e sonhada pelo próprio Deus criador. Há de acontecer, Deus enfatiza. O resto não deixa de acreditar que há de acontecer conforme foi prometido. Há de acontecer, aleluia!


A salvação e a benção do Senhor estarão sobre seu resto!


Diante do cenário da promessa, Deus libera duas ordens. Não temas e esforcem-se as vossas mãos.


Vamos lá, oh restos do Senhor. Vejamos esse cenário pintado pela promessa do nosso Deus. Há uma herança incorruptível te esperando. Contemplem tudo isso que há de acontecer. Nunca deixe o medo tomar essa visão. E esforce suas mãos. Há muito o que ser feito pela ferramenta de sua fé. 


Vamos continuar, oh restos do Senhor. Ele é o seu pastor, e você é ovelha dEle. Ele sabe de tudo que já fizeram contigo. Teu Bom Pastor não está alheio às duas dores. Confie em sua justiça e descanse. Ele está suprindo a provisão daquilo que você realmente precisa. Confie e descanse. 


Vamos lá, oh restos do Senhor. Você sempre foi chamado de diferente. Por algum tempo isso foi motivo de tristeza pra você, mas hoje o Senhor te ensina que você foi marcado. Deus viu algo em você e te poupou. Alguns caíram, outros ficaram para trás, e você está aqui, porque Deus te marcou. Seu lugar nunca foi nas abominações de sua cidade, por isso, Deus escutou seus gemidos, seus suspiros, suas súplicas pelo teu povo. Continue!


Vamos lá, oh restos do Senhor. Deus te guardou para si mesmo. Para te fazer cura para os feridos. Há profetas hoje escondidos em cavernas e você tem a notícia que vai tirá-los de lá. Sim, Deus quer te usar como boa notícia que vai mudar o dia de quem está vivendo ciclos de tristeza. Suporte a perseguição e vá em direção aos encarcerados. Deus certamente vai te usar.


Vamos lá, oh restos do Senhor. Você diz mas sou tão pequeno e falho. Lembro a você que somos o mesmo resto dos dias de Paulo. Somos um resto, segundo a eleição da graça. Nunca foi pelas suas obras, meu irmão, e sim pela graça daquele que nos chamou. Mediante a fé, avance no caminho da graça. Foi para isso que você nasceu. Foi para isso que Deus te elegeu!



Erisvaldo Pinheiro Lima

Mensagem ministrada em Agosto de 2021

Igreja Santuário do Altíssimo


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...