domingo, 19 de outubro de 2014

Santa Ceia: a utilidade do sangue de Jesus

Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue (1Jo 5.6a)




Bp Erisvaldo Pinheiro Lima
Palavra ministrada em 19 de Outubro de 2014
em culto de Santa Ceia
Comunidade Evangélica Arca da Aliança



Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem propiciação por vocês mesmos no altar; é o sangue que faz propiciação pela vida (Lv 17.11)

Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue (1Jo 5.6a)


O sangue de Jesus é poderoso pela sua raridade. Mesmo sendo Senhor, Jesus era humano, um simples carpinteiro, e ainda assim, não houve pecado nele. Por ser puro, torna-se raro. Por ser raro, torna-se caro. De tão caro, seu sangue é valioso ao ponto de pagar todas nossas dívidas. O pecado gera morte. Mas pelo sangue de Jesus, o pecado não tem mais poder de gerar, assim, passamos a ter vida. Uma vida eterna sem pecado, que é oferecida a todos quantos crêem no poder de seu sangue.

Além de ser poderoso, seu sangue é útil. A utilidade de seu sangue é oferecida somente àqueles que estão em seu corpo. O sangue é útil para o corpo. O sangue é vida para o corpo. Fora do corpo, não há como se beneficiar da utilidade do sangue. É preciso fazer parte do corpo para ter o sangue que percorre o corpo.
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.                       (1Co 12.27)
 Fazendo parte do corpo de Cristo, seu sangue percorre em nós. A manutenção da vida do corpo depende da circulação do sangue em seu interior. Que jamais esqueçamos disso, que em nenhum momento deixemos de reconhecer a importância do sangue de Jesus em seu corpo, em nós. A igreja somente permanece viva pela circulação do sangue de Jesus nos seus membros. O sangue é vida para o corpo. O sangue de Jesus é a vida da igreja.

Analisemos, pois, algumas propriedades do sangue humano. Repare que suas características nos ensina ainda mais sobre a utilidade do sangue de Jesus. Por exemplo, meditemos na passagem de João. Os guardas tinham a ordem de quebrarem os ossos das pernas dos crucificados, isso aceleraria a morte dos condenados para não permanecerem na cruz no sábado, que iria ser especialmente sagrado. O Apóstolo João cita o Salmo 34 dizendo que não quebraram nenhum de seus ossos. Essa informação ganha uma compreensão ainda mais valiosa quando sabemos que o sangue é produzido dentro dos ossos. Ou seja, mesmo tendo seu sangue derramado no madeiro, sua fonte não foi "quebrada"!

O sangue tem uma parte 'sólida', algo em torno de 34% de seu conteúdo. Essa parte sólida é formada por três tipos de células com funções próprias, as plaquetas, os leucócitos e as hemácias. Observe as funções destes elementos e permita que o Espírito Santo fale contigo:

Plaquetas. São células responsáveis pela coagulação sanguínea. São muito úteis ao corpo, pois faz cessar a perda de sangue de uma área danificada, agindo na cicatrização. Repare o quanto o sangue de Jesus é útil ao corpo. Ele cura as áreas danificadas. As feridas do corpo de Cristo (a igreja) são cicatrizadas mediante a ação do seu precioso sangue. Temos feridas em nossos corações... devemos reconhecer isso. Nestes dias eu fui convidado para assistir um vídeo de momentos de família da época de minha infância. No vídeo estava toda família reunida, meus pais, irmãos, tios, primos, avós... Suspirei num momento em que meu avô, falecido há mais de vinte anos, me colocou no colo. Mas o que me marcou mesmo foi o segundo vídeo. Era um outro evento familiar, porém, meus pais não tinham ido. O vídeo me fez recordar o porquê faltávamos em algumas reuniões familiares. A recordação me doeu. Não sabia, mas a ferida ainda estava aberta. Graças a Deus, temos o sangue de seu Filho, que ainda cura nossas feridas mais escondidas de nossa alma. 

Leucócitos. São os anticorpos. Formam um verdadeiro exército contra elementos estranhos causadores de doenças. Agem também na limpeza do próprio corpo, destruindo células mortas e restos de tecido. Precisamos muito compreender essa dupla função do sangue de Jesus! O sangue de Jesus é poderoso contra o inimigo de nossas almas, e ao mesmo tempo, nos purifica. Veja que é uma dupla utilização do sangue. Ele combate e purifica. Se não purificar, o combate é inválido. Devemos ter bastante atenção nisso. O sangue de Jesus está em nosso favor, contra as astutas ciladas do diabo, e também, o sangue de Jesus está em nosso favor, tirando de nós mesmos, velhas manias e hábitos que entristecem seu Espírito.
Que essa utilidade conjunta do sangue de Jesus seja de fato aprendida por nós!

Hemácias. Realizam a respiração celular, transportando oxigênio aos mais diversos e remotos órgãos do organismo. Quanto mais esforço físico o corpo fizer, mais contribuirá para o transporte que as hemácias fazem. Veja, querido leitor, como esta utilidade do sangue é perfeitamente aplicada à função da igreja (o corpo de Cristo). Este transporte de nutrientes espirituais deve ser feito pela igreja, afinal, dentro dela percorre o sangue de Cristo. A igreja que verdadeiramente possui o sangue de Jesus, vai fazer todo esforço para transportar a mensagem da Cruz aos mais diversos e remotos povos da terra. 

Um outro fator devemos considerar. A quantidade destes três elementos do sangue devem ser balanceadas. Não podem ter mais nem menos do que o normal. Os leucócitos, por exemplo, se tiverem uma quantidade a mais do que o normal, o corpo estará com câncer, se for menos, aí o corpo apresenta Aids. Da mesma forma acontece com as plaquetas. Suas quantidades devem ser balanceadas. O único dos três elementos que pode ter uma quantidade a mais, sem causar prejuízo ao corpo, são as hemácias. Lembre-se que são elas responsáveis pelo transporte de nutrientes aos mais remotos órgãos. Não seria isso, querido leitor, um ponto que a igreja deva considerar? Verdade é que alguns de nós usamos o sangue de Jesus tão somente para curar feridas, outros usam apenas para lutar contra o adversário...  A utilidade do sangue de Jesus está nestas três funções usadas igualmente: curar, combater/purificar e transportar. Esta última, sim, pode ser usada em excesso sem prejuízo ao corpo! 


Falamos até aqui da parte 'sólida' do sangue. Precisamos pensar sobre sua parte 'líquida' também. A parte líquida é composta basicamente de água (93%). Veja a importância da água em nosso organismo. Por isso, os médicos recomendam tanto que bebamos pelos menos dois litros de água por dia. Confesso que tenho que fazer um grande esforço para conseguir isso, quando consigo!

Da mesma forma, precisamos ingerir doses diárias do Espírito Santo. Isso é necessário para que o sangue de Jesus tenha todo vigor em nós. Diante de um médico não podemos nos desculpar argumentando que tomamos dois litros de água na quarta e também no domingo. O recomendado é que seja todos os dias. Estamos diante daquele que disse os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes. Não apenas em dias de culto, devemos saciar nossa sede com o Espírito Santo durante sete dias por semana! A água do Espírito tem fundamental importância no corpo de Cristo. O problema é que existem muitos crentes desidratados!

Pense nisso...

Que o Espírito no convença sobre essas coisas. Que possamos utilizar corretamente o sangue de Cristo, para curar feridas, combater o exterior/purificar o interior, e transportar os nutrientes do Evangelho aos que estão longe. Nunca esquecermos que sem a água, o corpo desidrata. O sangue precisa da água. O corpo precisa de água e sangue. A igreja precisa da ação contínua do Espírito e da obra expiatória do sangue de Jesus.


Que o sangue derramado seja compensado com frutos para o Reino!
Graça e paz.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e graça, caro leitor. Se esta mensagem lhe foi útil, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...